Cinemas tiveram mais espectadores em outubro mas 2018 é de perda

Segundo dados estatísticos mensais do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), em outubro a rede de exibição comercial de cinema teve 1,3 milhões de espectadores, quando no mesmo mês de 2017 tinham sido 899 mil espectadores.

Em outubro, as salas de cinema registaram 1,3 milhões de espectadores, o que significa um aumento de 45% comparando com o mês homólogo, mas essa subida ainda não compensa a perda de audiências registada este ano.

Segundo dados estatísticos mensais do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), em outubro a rede de exibição comercial de cinema teve 1,3 milhões de espectadores, quando no mesmo mês de 2017 tinham sido 899 mil espectadores.

Para este aumento contribuiu a Festa do Cinema, que decorreu em outubro, com três dias de preços de bilhetes reduzidos em todas as salas.

Em termos de receita bruta de bilheteira, o aumento em outubro foi de 1,5 milhões de euros, comparando com outubro de 2017, subindo 31% de 4,8 milhões de euros para 6,3 milhões de euros.

Avaliando o panorama da exibição comercial de 2018, o ICA constata que, entre janeiro e outubro, houve 11,8 milhões de espectadores a irem ao cinema, ou seja, menos 8,3% comparando com o mesmo período de 2017.

Em receitas de bilheteira, a quebra é de 6,1%, descendo de 67 milhões de euros para 62,9 milhões de euros.

Segundo o ICA, até outubro estrearam-se comercialmente 30 longas-metragens de produção portuguesa.

“Bad investigate”, de Luís Ismael, continua na liderança dos filmes portugueses mais vistos este ano, com 45.422 espectadores.

Em segundo lugar figura “Pedro e Inês”, de António Ferreira, estreado a 18 de outubro, e que soma 36.735 espectadores.

Ler mais
Recomendadas

Filme sobre trabalho de memória da Cinemateca é exibido no MoMA de Nova Iorque

O filme é uma primeira obra de Carlos Miranda, rodada nos espaços do Arquivos Nacional da Imagem em Movimento, e faz parte da programação do Doc Fortnight, o festival de cinema, não competitivo e de documentário, organizado por aquele museu de arte.

Oeiras promove encontro com Fernando Pessoa

Este sábado, 16 de fevereiro, a partir das 11 horas e pelo dia fora haverá conferências seguidas de debate. Anabela Rita, Rui Lomelino Freitas, José Anes e Pedro Teixeira da Mota partilham o seu conhecimento sobre Pessoa na Livraria-Galeria Municipal Verney em Oeiras.

Receitas da operadora de hotéis e casinos MGM sobem 9% em 2018

Só em Macau, no ano passado, as receita aumentarem 32%, para 2,4 mil milhões de dólares.
Comentários