Cinemas tiveram mais espectadores em outubro mas 2018 é de perda

Segundo dados estatísticos mensais do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), em outubro a rede de exibição comercial de cinema teve 1,3 milhões de espectadores, quando no mesmo mês de 2017 tinham sido 899 mil espectadores.

Em outubro, as salas de cinema registaram 1,3 milhões de espectadores, o que significa um aumento de 45% comparando com o mês homólogo, mas essa subida ainda não compensa a perda de audiências registada este ano.

Segundo dados estatísticos mensais do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), em outubro a rede de exibição comercial de cinema teve 1,3 milhões de espectadores, quando no mesmo mês de 2017 tinham sido 899 mil espectadores.

Para este aumento contribuiu a Festa do Cinema, que decorreu em outubro, com três dias de preços de bilhetes reduzidos em todas as salas.

Em termos de receita bruta de bilheteira, o aumento em outubro foi de 1,5 milhões de euros, comparando com outubro de 2017, subindo 31% de 4,8 milhões de euros para 6,3 milhões de euros.

Avaliando o panorama da exibição comercial de 2018, o ICA constata que, entre janeiro e outubro, houve 11,8 milhões de espectadores a irem ao cinema, ou seja, menos 8,3% comparando com o mesmo período de 2017.

Em receitas de bilheteira, a quebra é de 6,1%, descendo de 67 milhões de euros para 62,9 milhões de euros.

Segundo o ICA, até outubro estrearam-se comercialmente 30 longas-metragens de produção portuguesa.

“Bad investigate”, de Luís Ismael, continua na liderança dos filmes portugueses mais vistos este ano, com 45.422 espectadores.

Em segundo lugar figura “Pedro e Inês”, de António Ferreira, estreado a 18 de outubro, e que soma 36.735 espectadores.

Ler mais
Recomendadas

Instagram: Dados de 49 milhões de utilizadores partilhados online sem segurança

Milhões de celebridades e influencers do mundo podem ver os seus dados pessoais revelados ao público, depois da base de dados, onde as contas de Instagram estão agregadas, ter sido aberta para qualquer um consultar.

Suécia vai pedir a detenção de Julian Assange

O fundador da WikiLeaks enfrenta uma extradição para os Estados Unidos da América, a pedido de Donald Trump, e agora a Suécia pediu a detenção de Assange por este ser “suspeito de violação”.

Madonna atua no Coliseu de Lisboa nos dias 16, 18 e 19 de janeiro

A cantora norte-americana Madonna vai atuar no Coliseu de Lisboa nos dias 16, 18 e 19 de janeiro do próximo ano, anunciou hoje a promotora, no que serão os primeiros concertos da digressão europeia da artista.
Comentários