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Os desafios da internacionalização para as empresas da Madeira

O modelo de negócio, a escolha dos mercados a investir, os apoios fiscais, são alguns dos desafios que pode enfrentar se optar por internacionalizar a empresa.
27 Junho 2019, 09h14

A manutenção de quadros de apoios fiscais, o modelo de negócio, e os mercados a investir, são alguns dos desafios que as empresas da Madeira enfrentam caso queiram apostar na internacionalização.

As conclusões são de Jorge Faria, presidente do Instituto de Desenvolvimento Empresarial da Madeira (IDE), de Patrícia Dantas, da Direcção Regional de Economia (DRE), e de Elsa Fernandes, vice-reitoria da Universidade da Madeira (UMa), resultantes de debate sobre negócio internacional e fundos comunitários uma iniciativa incluída na Box Santander, que se realizou na Praça do Município.

O modelo de negócio, o produto, e pessoas que conheçam o negócio, foram alguns dos desafios identificados por Elsa Fernandes, para a internacionalização das empresas.

Já Patrícia Dantas, sublinhou que para a internacionalização das empresas da Madeira, é fundamental um quadro de apoio a essa mesma internacionalização, a manutenção de apoios fiscais, e ainda o Centro Internacional de Negócios (CINM), e ainda uma aposta na melhoria nas infraestruturas, entre as quais as marítimas e ainda o cabo submarino.

Para Jorge Faria os desafios da internacionalização passam ainda pela escolha dos parceiros financeiros e também na escolha dos mercados onde se vai investir.

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