[weglot_switcher]

Os melhores concelhos do país: Carreira é em Lisboa, vida tranquila em Viseu

Qual é o melhor concelho em Portugal? Depende. Um inquérito online revela que os portugueses veem Lisboa como o melhor concelho para trabalhar, Viseu para viver e comprar casa e Porto para apreciar a gastronomia.
  • Viseu
14 Julho 2018, 14h00

Em 1888, João da Ega, pela pluma de Eça de Queiroz, observou que “Lisboa é Portugal. (…) O país está todo entre a Arcada e S. Bento”. Passados 130 anos, será que a observação da personagem literária permanece atual?

O estudo “Portugal à escolha”, conduzido pela empresa de análise de mercado e tendências de consumo Escolha do Consumidor, procurou responder a essa questão, apurando as opiniões de mais de mil residentes nos dez distritos mais populosos do país sobre os concelhos portugueses.

As conclusões do inquérito online permitem apurar que Portugal é Lisboa, mas não só. O melhor concelho para se ser feliz não é Lisboa e a capital nem tem a melhor qualidade de vida – os louros vão, em ambas as categorias, para a terra de Viriato.

O estudo, ao qual o Jornal Económico teve acesso em primeira mão, debruçou-se sobre quatro vertentes – lifestages, living, lifestyle e serviços – e destinou-se a “produzir conhecimento capaz de orientar as várias instituições no seu trabalho de promoção e apoiar à tomada de decisão de ações estratégicas para alavancar o valor das marcas [comerciais] na perceção de valor dos consumidores e munícipes ”.

Em termos quantitativos, Lisboa e Porto foram os concelhos mais mencionados pelos inquiridos, com o concelho da capital a ser referido em 20 das 30 categorias analisadas e a ocupar o topo do pódio em 15. O segundo conselho com mais presenças no pódio foi Viseu, com sete, bem à frente do Porto que, embora tenha sido o concelho mais referido, apenas arrecadou um primeiro lugar.

Na vertente lifestages, que sondou os internautas sobre o melhor concelho para se viver consoante a faixa etária da população, a capital demarcou-se dos restantes concorrentes. A população jovem elegeu Lisboa como o melhor concelho, não só pela formação académica, que ajuda na “preparação para o futuro”, mas também “pelas ofertas de emprego disponíveis”, seguindo-se Porto e Coimbra.

Por seu turno, Viseu é eleito pelos mais jovens como o melhor [concelho] para a terceira idade” devido à “calma e tranquilidade” que caracterizam a Beira Alta.

Lisboa para trabalhar, Viseu para viver
A dimensão living, que estudou a qualidade de vida de norte a sul do país, conclui que Viseu é o grande vencedor. Aliás, “Viseu é o concelho com mais fãs que não são necessariamente seus residentes”, o que demonstra que o concelho tem aumentado a sua perceção junto da população em geral.

Mas também no melhor concelho para as famílias, “Viseu é o concelho mais referido, sendo que perto de metade das pessoas que o elegem são igualmente seus residentes”, espelhando, no caso, uma escolha informada que refletiu o peso do “preço das casas e o ambiente tranquilo”.

Segundo o estudo, para viver Lisboa é o concelho de eleição, mas Viseu arrecadou ainda o título de concelho mais saudável, mais seguro, mais feliz e com melhor qualidade de vida, a qual é entendida pelos portugueses enquanto ausência de stresse diário e o benefício de uma vida tranquila.

No entanto, Lisboa, Porto e Leiria são os concelhos que ocupam as três primeiras posições no que diz respeito ao mercado de trabalho ou à criação de negócios.

As respostas sobre o panorama dos serviços públicos voltoaram a confirmar a tendência de Lisboa em superar o resto do país, com sete primeiros lugares em nove categorias.

Apesar de Coimbra, sede da universidade mais antiga do país, ter sido reconhecido como o concelho com as melhores ofertas de ensino superior, a educação primária e secundária têm melhor perceção em Lisboa, seguindo-se Coimbra e Porto.

De resto, a capital alcançou o primeiro lugar em relação aos hospitais públicos, aos serviços públicos de finanças e de segurança social e aos serviços de abastecimento de água, eletricidade e gás.

Noutros critérios relativos ao living, focados nas atividades oferecidas para a vida social, “sem surpresas, Lisboa e Porto estão no topo das escolhas dos portugueses, e não necessariamente devido aos votos dos seus residentes – estes concelhos distinguem-se pelo que tem para oferecer – oferta cultural, oferta gastronómica, oferta no que respeita à ocupação de tempos livres – tudo aquilo que é naturalmente associado à existência de uma vida social ‘saudável’”.

E é neste critério que surge pela primeira e única vez uma alusão ao concelho de Cascais, que ocupa o terceiro lugar do pódio. “Num tema que é especialmente querido, quer a portugueses, quer a quem visita o país – a gastronomia – é o Porto que se destaca dos demais”, sublinha a Escolha do Consumidor.

“Serão as francesinhas ou as tripas à Moda do Porto, a verdade é que a qualidade da comida a Norte é amplamente reconhecida, sendo esse claramente o elemento diferenciador – e não é quem lá mora que o diz”. Por sua vez, Lisboa surge na segunda posição, impulsionado mais uma vez não tanto pela qualidade, mas pela quantidade da oferta gastronómica que está à disposição.

Ainda no contexto cultural, Guimarães “conquista o seu lugar ao sol” surgindo na segunda posição logo atrás da capital, que é “beneficiada pela quantidade da oferta de museus e espaços culturais”.

Férias, natureza e romance
“É a norte que surgem as preferências para comprar casa. Viseu e os seus fãs, e Braga – fortemente impulsionados pelos seus residentes, surgem no topo das preferências para comprar casa – um pela qualidade, outro pela quantidade da oferta”, sublinha o estudo.

Sem surpresas, os concelhos a sul são preferidos para férias na praia. Mas na categoria de férias em geral, o estudo revela uma pequena surpresa: “destaque para as ilhas dos Açores e da Madeira que, com cada vez maior acessibilidade, estão entre as preferências dos portugueses, surgindo Ponta Delgada e o Funchal no topo das recomendações”.

Ponta Delgada destaca-se igualmente como sendo o melhor concelho para usufruir da natureza. “É comummente referida a beleza das suas paisagens naturais, e amplamente elogiada também, razão pela qual este concelho ocupa a primeira posição no ranking, seguido de perto pelo concelho de Sintra”.

Também o ambiente romântico nos diversos concelhos foi objeto do inquérito. Sintra está, a par com Lisboa, no topo das referências enquanto melhor concelho “para namorar” – pese embora por motivos completamente diferentes. “Enquanto Sintra ganha pelo ambiente romântico, Lisboa beneficia da enorme oferta existente para atividades a dois”.

Ainda assim, e apesar destes dois concelhos serem os mais referidos, é o Porto que ganha em termos de recomendação – com uma distinção menos acentuada entre o seu ambiente romântico e a oferta existente.
Na prática de desporto destacam-se os concelhos de Faro, Portimão e Cascais – desta feita pela qualidade da oferta disponível.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.