[weglot_switcher]

Otimismo em Wall Street à boleia das negociações comerciais entre EUA e China

Conjuntura económica norte-americana, especialmente depois dos dados sobre a evolução do mercado trabalho e a mensagem tranquilizadora do presidente da Reserva Federal norte-americana animaram os mercados.
  • Andrew Kelly/Reuters
8 Janeiro 2019, 15h01

As negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China, em Pequim, a capital chinesa, continuam a animar o sentimento dos investidores e os principais índices de Nova Iorque abriram a sessão desta terça-feira como fecharam na véspera: em terreno positivo.

O S&P 500 sobe 1,06%, para 2.576,71 pontos; o tecnológico Nasdaq valoriza 1,27%, para 6,750,67 pontos; e o industrial Dow Jones ganha 1,16%, para 23.803,20 pontos.

As negociações comerciais entraram no seu segundo dia e alastraram o otimismo para a bolsa de Nova Iorque, noticia a “Agência Reuters”. O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou às redes sociais para anunciar, no Twittter, que as “negociações estão a correr bem”.

É a primeira vez desde a última cimeira do G-20, em dezembro, na Argentina, que os representantes norte-americanos e chineses se sentam frente a frente à mesa das negociações, com vista à celebração de um acordo comercial entre as duas maiores potências económicas mundiais, enquanto perduram as tréguas comerciais.

A conjuntura económica norte-americana, especialmente depois dos dados sobre a evolução do mercado trabalho daquele país, divulgados na sexta-feira, assim como a mensagem tranquilizadora que o presidente da Reserva Federal norte-americana, Jerome Powell, deu aos mercados, abrindo mais flexibilidade do rumo da política monetária norte-americana, animaram o sentimento que se vive, neste momento, em Wall Street.

Entre as tecnológicas, a Amazon continua a valorizar, dando continuação ao bom momento que vive no mercado. Depois de se ter tornado na empresa mais valiosa do mundo, por capitalização bolsista, relegando a Microsoft para o segundo lugar, os títulos da empresa fundada e liderada por Jeff Bezos está a valorizar 1,97%, e já vale mais de 810 mil milhões de dólares. A Microsoft também está a subir 0,95%.

Também a Tesla, a construtora de carros elétricos de Elon Musk, a empresa está a reagir “bem à nota de que o fundador da Oracle tem uma posição de mil milhões na fabricante de veículos elétricos”, explica Ramiro Loureiro, analista de Mercados do Millennium bcp. A Tesla está a subir 1,22%, para 339,06 dólares.

Noutros mercados, o petróleo continua a trajetória ascendente. O petróleo do Mar do Norte, o Brent, negociado em Londres e referência para a Europa, está a subir 1,43%, para 58,15 dólares. Do outro lado do Atlântico, o West Texas Intermediate, referência para o mercado norte-americano, estºá a subir 1,55%, para 49,27 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.