OTRV: 62 mil investidores compraram obrigações do Estado para o retalho

Apesar de a procura ter aumentado em relação à última emissão, o número de investidores diminuiu face aos 74 mil que compraram a anterior série de OTRV, emitida em novembro do ano passado.

D.R.

A procura pelas novas Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV) emitidas pelo Estado ficou 170% acima da oferta. A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP emitiu mil milhões de euros nos títulos com prazo a sete anos, mas havia investidores interessados em 1.700 milhões, segundo os resultados publicados esta quarta-feira.

Houve 62.041 investidores a ficarem com OTRV, sendo que todos eles conseguiram entre mil euros (valor mínimo) e 20 mil euros (valor máximo estabelecido dada a necessidade de rateio).

O IGCP tinha começado por anunciado a emissão de 500 milhões de euros, mas acabou por duplicar a oferta. A subscrição das OTRV com maturidade a 23 de julho de 2025 esteve aberta entre 4 e 17 de julho. O juro semestral (a 23 de janeiro e julho de cada ano) corresponde à taxa Euribor a seis meses, à qual acresce 1%. A este valor é retirado o valor pago em impostos e as comissões bancárias.

As OTRV foram criadas pelo Estado em março de 2016, altura em que a taxa de juro bruta era de 2,2%, tendo caído em agosto desse ano para 2,05% e em novembro para 2%.

Em 2017, em abril, a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP oferecia 1,9%, em julho 1,6% e em novembro 1,1%. Em todas as anteriores emissões a taxa de juro bruta foi superior à da nova emissão. As OTRV já representam 6.950 milhões de euros na dívida total do Estado.

[Notícia atualizada às 17h30]

Ler mais
Relacionadas

IGCP duplica emissão de Obrigações do Tesouro para o retalho

A possibilidade de decidir aumentar o valor nominal global da emissão de OTRV encontra-se prevista no Memorando de Informação com data de 29 de junho de 2018. O IGCP duplicou a emissão para mil milhões.

OTRV: produto de investimento do Estado é cada vez menos vantajoso

O período de subscrição da sétima ronda de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável começa esta quarta-feira. A cada emissão, o juro oferecido pelo Estado é menor, enquanto as comissões bancárias podem eliminar completamente o lucro.

IGCP anuncia novas Obrigações do Tesouro para particulares com juro de 1%

A taxa de juro foi reduzida para 1%, a mais baixa de sempre, e que compara com os 1,1% pagos na emissão anterior de Novembro de 2017.
Recomendadas

Cinco ‘rooftops’ perfeitos para fechar um negócio

Se quer fugir às tradicionais salas de reuniões e procura um ambiente diferente para a reta final de uma negociação, o JE sugere-lhe sete espaços que o vão ajudar a descontrair e promover o (tão aguardado) aperto de mãos.

Como converter um PDF num ficheiro Word com imagens?

Se necessitar de converter um ficheiro PDF num ficheiro de imagem e estiver a utilizar um Mac, basta abrir o PDF no ‘Preview’ e depois aceder a ‘Ficheiro’, ‘exportar’, escolher o formato de imagem que lhe convier e gravar.

Dividendos: o rendimento passivo pode fazer a diferença no final do mês

Saiba como gerar rendimentos regulares num lógica de longo prazo também através do investimento em ações.
Comentários