[weglot_switcher]

‘Ouro negro’ dispara mais de 2,7% com expetativa de acordo da OPEP

Preço do West Texas Intermediate (WTI) ultrapassa os 60 dólares dólares em Nova Iorque, enquanto em Londres o Brent cresce 2,78%, para 66,54 euros.
1 Julho 2019, 09h53

O preço do petróleo ultrapassa os 60 dólares esta segunda-feira, com o West Texas Intermediate (WTI) a subir 2,77%% para 60,11 dólares em Nova Iorque, enquanto em Londres o Brent cresce 2,76%, para 66,54 euros. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) reúne hoje em Viena, na Áustria, para discutir um eventual prolongamento no corte da produção de petróleo no segundo semestre do ano.

Para terça-feira está marcada uma nova reunião, que se estende ao grupo de dez parceiros liderados pela Rússia. Em dezembro de 2018, estes países acordaram cortar a produção de petróleo em 1,2 milhões de barris por dia, com o objetivo de estabilizar o preço do crude.

Este corte na produção do ‘ouro negro’ deverá mesmo acontecer, já que no último sábado o presidente da Rússia, Vladimir Putin concordou com a Arábia Saudita em estender os cortes de 1,2 milhão de barris por dia até dezembro de 2019 ou março de 2020.

O ministro iraniano do petróleo, Bijan Zanganeh, já referiu esta segunda-feira à imprensa que apoia o prolongamento dos cortes na produção entre seis a nove meses. “Não tenho nenhum problema com um corte na produção de petróleo. Vai ser uma reunião fácil, pois a minha postura é muito clara”, afirmou Bijan Zanganeh ao chegar a Viena, citado pela Reuters.

“Parte da justificação, para estes cortes na produção e esta necessidade de união, é o significante aumento da produção pela parte dos EUA que aumentaram a sua produção de petróleo 2,1% só em Abril”, indica uma nota de research dos analistas do banco BiG.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.