[weglot_switcher]

Pablo Forero: quem é o novo CEO do BPI?

“É uma pessoa com uma vasta e bem-sucedida [carreira] e com experiência internacional”, classifica o presidente-executivo do CaixaBank, Gonzalo Gortazar.
9 Fevereiro 2017, 12h38

É espanhol, mas fez questão de responder às perguntas dos jornalistas em português, desempenhava o cargo de diretor-geral do CaixaBank desde 2009 e tem uma ampla experiência internacional. Pablo Forero é o novo CEO do BPI, substituindo assim Fernando Ulrich depois de uma oferta pública de aquisição (OPA) e de o banco espanhol ter passado a controlar 84,5% do português.

A era Ulrich chegou ao fim. Depois de 13 anos na liderança do BPI, o banqueiro dá agora lugar a Pablo Forero. Na primeira aparição pública, o novo CEO afirmou que já estava a aprender português e explicou quer quer manter o foco comercial das equipas do BPI e criar uma relação mais próxima com os clientes.

“É uma pessoa com uma vasta e bem-sucedida [carreira] e com experiência internacional”, explicou ontem o presidente-executivo do CaixaBank, Gonzalo Gortazar, sobre Pablo Forero. Formado em Economia na Universidade Autónoma em Madrid e especializado em Macroeconomia, o gestor esteve 11 anos na sociedade JP Morgan Asset Management, em Londres, e outros seis na consultora Arthur Andresen.

Pablo Forero integrou o CaixaBank em 2009 e quatro anos depois tornou-se diretor-geral da área de risco, um cargo que ocupou até dezembro passado. Para além do novo CEO, o Conselho de Administração do BPI sofreu mais alterações.

António Lobo Xavier é o novo vice-presidente, enquanto Alexandre Lucena e Vale, António Farinha de Morais, Carla Bambulo, Francisco Manuel Barbeira, Gonzalo Gortázar, Ignacio Alvarez Rendueles, João Oliveira Costa, José Pena do Amaral, Javier Pano, Juan Antonio Alcaraz, Juan Ramon Fuertes, Lluis Vendrell, Pedro Barreto, Tomás Jervell e Vicente Tardio serão vogais.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.