[weglot_switcher]

Pagamento aos credores da Oi com ações dilui 72% da participação dos atuais acionistas

A portuguesa Pharol e as sociedades de Nelson Tanure serão os principais afectados. Segundo a empresa, essa percentagem de diluição está sujeita a fatores como o resultado do exercício do direito de preferência pelos atuais acionistas da Oi.
12 Abril 2018, 11h30

A operadora de telecomunicações Oi, que está em recuperação judicial, informou nesta quarta-feira que já recebeu as escolhas dos credores para receberem os seus créditos e informa que o exercicio dessas escolhas provoca uma diluição dos actuais accionistas que será de 72,12%.

Os credores da Oi podem ficar assim  com 72,12% do capital da empresa, o que significa a diluição da posição dos actuais acionistas, entre eles a Pharol que detém 27% da operadora brasileira.

Os detentores de obrigações da empresa brasileira equivalentes a 8,46 mil milhões de dólares (2,03 mil milhões de euros) optaram pelo pagamento de seus respectivos créditos na condição de credores qualificados.

Segundo a empresa, essa percentagem está sujeita a fatores como o  resultado da Oferta de Troca (e que todas as ‘bonds’ relativas a tais opções válidas de pagamento tenham sido entregues na
Oferta de Troca) e o resultado do exercício do direito de preferência pelos atuais acionistas da Oi.

A Oi “informa aos seus acionistas e ao mercado em geral que recebeu nesta data o resultado final das escolhas feitas pelos credores Bondholders Qualificados da Companhia e de suas subsidiárias Oi Móvel; Telemar Norte Leste; Copart 4 Participações; Copart 5 Participações; Portugal Telecom International Finance BV e Oi Brasil Holdings Coöperatief U.A.  com relação às opções de pagamento de seus respectivos créditos, na forma prevista no Plano de Recuperação Judicial”, lê-se no comunicado publicado como facto relevante da Pharol, maior acionista, na CMVM.

“De acordo com tal resultado, os credores Bondholders Qualificados titulares de créditos no
valor de US$ 8.462.921.552,92 (ou seu equivalente em reais ou euros) optaram pelo pagamento dos seus respectivos créditos na forma prevista nas Cláusulas 4.3.3.2 e seguintes do Plano (Opção Créditos Quirografários dos Bondholders Qualificados)”, diz o documento.

A diluição total resultante da entrega do pacote de instrumentos financeiros previstos na referida Cláusula do Plano, no contexto do aumento de capital aprovado em reunião do Conselho de Administração de 05 de março de 2018, será de 72,12%, caso todos os credores Bondholders Qualificados tomem os passos necessários para participar da Oferta de Troca (…) Aditada e Reafirmada em 14 de fevereiro de 2018″, acrescenta o comunicado

A Oferta de Troca será feita “após a satisfação ou renúncia de certas condições estabelecidas no Plano aos Bondholders Qualificados que tenham exercido opções válidas de pagamento”.

“Tal percentagem stá sujeito ao resultado de tal Oferta de Troca, e, ainda, ao resultado do
exercício do direito de preferência pelos atuais acionistas da Oi, bem como considera que a
totalidade dos referidos créditos será paga na forma prevista na Cláusula 4.3.3.2 do Plano e
que todos as bonds relativas a tais opções válidas de pagamento terão sido entregues na
Oferta de Troca”, concluu a nota.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.