[weglot_switcher]

País de Gales declara confinamento obrigatório de 17 dias a partir de próxima sexta-feira

A medida vai durar 17 dias e tem como objetivo provocar “um choque brusco e rápido” no combate à pandemia da Covid-19 que tem provocado perto de um milhar de casos confirmados, por dia, na região.
19 Outubro 2020, 13h49

O País de Gales anunciou, esta segunda-feira, 19 de outubro, que vai decretar confinamento obrigatório a partir desta sexta-feira, dia 23 de outubro às 18h00.

De acordo com a medida anunciada pelo governo da região, a medida vai durar 17 dias, ou seja, finda a 9 de novembro e tem como objetivo provocar “um choque brusco e rápido” no combate à pandemia da Covid-19 que tem provocado perto de um milhar de casos confirmados, por dia, na região. A ordem é para que todos, que puderem, fiquem em casa e que todos os serviços não essenciais permaneçam encerrados.

“As únicas excepções serão dadas aos trabalhadores essenciais e empregos que não permitam um regime em teletrabalho”, explicou o primeiro-ministro Mark Drakeford. Esta medida passa assim a abranger todo o território galês. Já cerca de 2,3 milhões de pessoas, em 15 dos 22 condados, no País de Gales, vivem sob as regras locais de confinamento.

Restaurantes, bares, lojas de comércio não essenciais, centros comunitários, bibliotecas e centros de reciclagem serão encerrados. Os locais de culto também ficarão impedidos de realizar os serviços normais, com excepções para funerais e casamentos.

Para além desta medida, o governo do país, liderado pelo partido dos trabalhistas, também proibiu a entrada de turistas de regiões do Reino Unido que registem um elevado número de casos confirmados diários e vai permitir ajuntamentos em ambientes fechados e ao ar livre apenas entre membros do mesmo agregado familiar. As festividades e celebrações para o Halloween serão proibidas a partir desta sexta-feira.

Quanto às universidades, estas deverão adotar um regime de aprendizagem misto, presencial e online, enquanto que as escolas voltam a reabrir, depois da pausa no final do mês, mas apenas para os alunos do sétimo e oitavo ano e para os alunos que vão realizar exames.

Drakeford considerou que o vírus está a espalhar-se a um ritmo muito acelarado em todos os condados do País de Gales e alertou que, se nenhuma ação for tomada, continuará a acelerar, arriscando sobrecarregar o sistema nacional de saúde do Reino Unido.

Este domingo, o País de Gales somou mais 67 mortes e 950 casos confirmados, elevando para 722,409 o número de casos confirmados no Reino Unido e mais de 43 mil mortes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.