[weglot_switcher]

PAN anuncia que se absterá na votação do Orçamento do Estado para 2021

O Pessoas-Animais-Natureza elogiou algumas medidas incluídas no documento da proposta para o OE2021, falou de várias outras que “espera ver adotadas na especialidade”, e deixa “aberta a porta para que se possa trabalhar na especialidade”, anunciou este domingo a líder da bancada parlamentar do partido.
25 Outubro 2020, 19h18

O PAN anunciou este domingo que se absterá na votação da próxima quarta-feira da proposta para o Orçamento do Estado de 2021, apesar de se mostrar aberto ao diálogo e negociações com o Governo que levem à inclusão de várias medidas que o partido identifica como essenciais.

Falando em conferência de imprensa, Inês Sousa Real fez questão de sublinhar que o PAN não se demite dos compromissos assumidos com os eleitores, preferindo por isso insistir na via negocial para que seja possível chegar a um documento que “dê resposta às suas muitas preocupações” e “aos desafios do nosso tempo”.

“O PAN está cá para fazer a diferença e para dar um contributo inequívoco para que este seja um orçamento melhor para o país, para as pessoas, para os animas e para a natureza”, afirmou a deputada e líder da bancada do partido.

Para o PAN, há vários aspetos do documento a aplaudir, nomeadamente a subida do subsídio de desemprego para valores acima do limiar da pobreza, a proibição de despedimentos por parte de empresas que recebam apoios públicos, a não injeção de mais dinheiro no Novo Banco ou o reforço da estratégia nacional de combate à pobreza.

Ainda assim, o partido pede “mais ambição e rasgo” na resposta que o documento terá de dar à “crise sanitária, económica e social” que se vive e “ser capaz de desenhar as bases da recuperação económica e de comprometer-se com o combate à emergência climática, que não desapareceu”, lembra. Como tal, o partido esperava “maior compromisso com a transição para modelos de desenvolvimento e produção mais sustentáveis”.

O PAN continuará, portanto, a trabalhar para a adoção de medidas nas etapas que se seguem do processo, para que “o OE para 2021 que entrou no Parlamento não seja o mesmo que vai sair da discussão na especialidade”, como explicou Inês Sousa Real.

A aprovação do documento para o OE2021 fica assim dependente dos votos do Bloco de Esquerda, que anunciará o seu sentido de voto este domingo à noite, e o Partido Ecologista Os Verdes, que declarará o seu voto na próxima terça-feira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.