[weglot_switcher]

PAN considera que “faz sentido” renovar estado de emergência por oito dias

O porta-voz do PAN, André Silva, considera que é necessário aguardar os dados dos epidemiologistas para “em consciência e com responsabilidade” se decidir sobre uma nova renovação deste estado de exceção e sobre novas medidas de restrição para travar a pandemia.
4 Janeiro 2021, 12h48

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) considerou esta segunda-feira que “faz sentido” renovar o estado de emergência entre 8 e 15 de janeiro. O deputado e porta-voz do PAN, André Silva, considera que é necessário aguardar os dados dos epidemiologistas para “em consciência e com responsabilidade” se decidir sobre uma nova renovação deste estado de exceção e sobre novas medidas de restrição para travar a pandemia.

“Faz sentido uma renovação do estado de emergência profilático durante uma semana para que, no dia 12, em função dos dados que forem disponibilizados pelos cientistas podermos, em consciência e com responsabilidade, renovar ou não o estado de emergência em função dos dados disponíveis”, afirmou André Silva, à saída da reunião do PAN com o Presidente da República sobre a renovação do estado de emergência.

André Silva admitiu que possa existir “algum cansaço das pessoas”, mas sublinhou que “ainda não é o momento para se aliviarem as medidas” restritivas. O deputado e porta-voz do PAN defendeu ainda que “é fundamental que o Governo, sabendo que tem de manter as restrições, continue a ajudar a economia”.

O novo estado de emergência deverá vigorar entre 8 e 15 de janeiro. No sábado, no primeiro debate das presidenciais, Marcelo Rebelo de Sousa explicou que esta renovação do estado de emergência terá “o mesmo regime” por oito dias, justificando essa alteração com a falta de dados suficientes relativos ao período natalício, que só serão conhecidos na reunião de terça-feira no Infarmed, em Lisboa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.