[weglot_switcher]

PAN quer criar um Serviço Nacional de Saúde para cães e gatos

“Sim, sim, é uma espécie de SNS para animais”, explica André Silva, dizendo que a medida não vem no sentido de assegurar o bem-estar animal mas sim ajudar as famílias mais carenciadas. Proposta vai constatar no programa eleitoral do partido.
22 Agosto 2019, 12h24

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) quer criar uma rede pública de assistências a cães e gatos, à imagem do Serviço Nacional de Saúde (SNS). A proposta vai constar do programa eleitoral do Pessoas-Animais-Natureza (PAN), anunciou André Silva deputado e líder do partido, numa entrevista à revista Visão.

“Sim, sim, é uma espécie de SNS para animais”, começa por dizer. “Há uma série de associações que recolhem e acolhem animais errantes e abandonados e que se têm substituído ao Estado, tendo despesas incomensuráveis”, explica argumentando que há muitas famílias com enormes dificuldades, nomeadamente pessoas idosas que estão sozinhas e que a única companhia que têm é o gato ou o cão.

“Não é uma medida de proteção e de bem-estar animal; é uma resposta social às famílias mais carenciadas. Sim, queremos estabelecer uma rede pública – chame-se hospital, chame-se clínica – que tenha serviços médico-veterinários que possam suprir [as dificuldades] destas duas grandes comunidades”, apela explicando que nesta rede, algumas famílias, “em função dos respectivos rendimentos, estariam dispensadas do pagamento de taxas moderadoras (ou algo equivalente) e outras teriam de custear os cuidados médicos prestados”, especifica.

O deputado diz ainda na entrevista à revista que o objectivo do PAN para as eleições legislativas de 6 de outubro é reforçar a presença no Parlamento e acha “pouco verosímil” vir a integrar um futuro Governo.

“O objectivo do PAN é conseguir influenciar a governação do país para fazer cumprir a nossa agenda, e isso consegue-se através do reforço do grupo parlamentar”, afirmou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.