[weglot_switcher]

PAN sobre Costa: “Com este gesto público de apoio inequívoco está a dar um certificado de honra” a Luís Filipe Vieira

“Todas estas situações de ligação próxima da política ao futebol não são admissíveis do ponto de vista ético, porque abrem a porta a que o amor ao clube se possa sobrepor ao compromisso para com o interesse público”, disse hoje André Silva que também critica a ida do deputado socialista Tiago Barbosa Ribeiro e dos autarcas Rui Moreira, Eduardo Vítor Rodrigues e Manuel Pizarro para o Conselho Superior do Futebol Clube do Porto.
  • André Silva, Porta-voz e deputado do PAN à Assembleia da República
12 Setembro 2020, 18h11

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) veio hoje a público criticar o primeiro-ministro por integrar a comissão de honra de Luís Filipe Vieira para as eleições presidenciais do Sport Lisboa e Benfica.

“No caso do apoio de António Costa a Luís Filipe Vieira, para além dos óbvios problemas éticos já assinalados, temos um posicionamento a favor de alguém que está a braços com a justiça em casos de corrupção, fraude fiscal, lavagem de dinheiro ou de recebimento indevido de vantagem, e que até aos prejuízos do Novo Banco e da Caixa Geral de Depósitos estará ligado”, disse hoje o líder do PAN.

“Não haveria mal nenhum que Costa viesse a público defender a presunção de inocência de Luís Filipe Vieira, o problema é que com este gesto público de apoio inequívoco está a dar um certificado de honra, de credibilidade e de probidade a alguém que já deu várias provas de que não é merecedor de tal certificado”, segundo André Silva.

O jornal Expresso noticiou hoje que os socialistas António Costa e Fernando Medina vão integrar a comissão de honra de recandidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do Benfica.

Além das críticas a Costa e Medina, o partido PAN deixa também críticas a outros casos que tiveram lugar no FC Porto, por exemplo. “Este caso vem juntar-se aos casos recentes, como a ida da deputada socialista Cláudia Santos para o Conselho de Jurisdição da Federação Portuguesa de Futebol ou a ida do deputado socialista Tiago Barbosa Ribeiro e dos autarcas Rui Moreira, Eduardo Vítor Rodrigues e Manuel Pizarro para o Conselho Superior do Futebol Clube do Porto no âmbito da candidatura de Jorge Nuno Pinto da Costa. Casos estes que se vieram juntar também ao de Marcos Perestrello, que recentemente assumiu o cargo de deputado que acumula com o de secretário de sociedade da Belenenses SAD”.

“Todas estas situações de ligação próxima da política ao futebol não são admissíveis do ponto de vista ético, porque abrem a porta a que o amor ao clube se possa sobrepor ao compromisso para com o interesse público, que deverá sempre nortear qualquer titular de um cargo político no exercício do cargo”, segundo André Silva.

O partido considera que a “salvaguarda da imagem externa do Parlamento, do Governo e dos órgãos autárquicos recomendava que este tipo de situações não sucedesse, uma vez que um dos principais problemas da sociedade portuguesa é precisamente o excesso de promiscuidade entre a política e o futebol e as ligações perigosas e pouco transparentes associadas a este mundo”.

A lista contém mais de 500 nomes de várias áreas e diversos quadrantes políticos: o antigo ministro da Administração Interna de um Governo PS, Rui Pereira; o deputado do PSD, Duarte Pacheco; o deputado do CDS, Telmo Correia; o presidente do Câmara Municipal do Seixal pela CDU, Joaquim Santos; António Saraiva, presidente da Confederação Empresarial de Portugal,

Tanto o gabinete do primeiro-ministro como o do autarca de Lisboa disseram que o apoio era na condição de sócios do Benfica, segundo o Expresso.

https://jornaleconomico.pt/noticias/benfica-associacao-transparencia-sobre-costa-o-codigo-de-conduta-do-governo-nao-tem-servido-para-nada-636016

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.