[weglot_switcher]

Papa Francisco apela a “um espírito de justiça” e pede a suspensão de patentes

Francisco apoia a recente posição do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e apela a “um espírito de justiça” que mobilize o mundo a “garantir o acesso universal à vacina e a suspensão temporária dos direitos de propriedade intelectual”.
8 Maio 2021, 11h41

O Papa Francisco vai pedir este sábado a suspensão temporária dos direitos de propriedade intelectual das vacinas contra o novo coronavírus, numa mensagem de vídeo que será transmitida num concerto nos Estados Unidos, Vax Live, que servirá de campanha para a arrecadar fundos para a distribuição de vacinas em todo o mundo.

Na sua mensagem, citada pela “Vatican News”, Francisco apoia a recente posição do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e apela a “um espírito de justiça” que mobilize o mundo a “garantir o acesso universal à vacina e a suspensão temporária dos direitos de propriedade intelectual”.

“Diante de tanta escuridão e incerteza, precisamos de luz e esperança. Precisamos de caminhos de cura e salvação. Refiro-me a uma cura na raiz, que cura a causa do mal e não se limita apenas aos sintomas. Nessas raízes doentes encontramos o vírus do individualismo, que não nos torna mais livres ou mais iguais, nem mais irmãos, mas nos transforma em pessoas que são indiferentes ao sofrimento dos outros”, cita a agêncoa

Assim, o Papa Francisco pede um “espírito novo e generoso para abandonar os nossos individualismos e promover o bem comum: um espírito de justiça que nos mobiliza a garantir o acesso universal às vacinas e a suspensão temporária dos direitos de propriedade intelectual; um espírito de comunhão que nos permite gerar um modelo económico diferente, mais inclusivo, justo e sustentável”.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o psresidente francês, Emmanuel Macron, foram dois dos responsáveis que se mostraram disponíveis para tomar esta decisão, mas o governo alemão já se opôs à ideia, assinalando que “o fator limitativo na fabricação de vacinas é a capacidade de produção e os elevados padrões de qualidade, não as patentes”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.