[weglot_switcher]

Papeleiras, Galp e BCP impulsionam PSI 20 que acompanha Europa em alta

O principal índice bolsista português ganha 0,90%, para 4.137,60 pontos, em linha com as principais praças europeias.
23 Abril 2020, 08h45

O principal índice bolsista português (PSI 20) ganha 0,90%, para 4.137,60 pontos, em linha com as principais praças europeias esta quinta-feira, 23 de abril. Na bolsa portuguesa, 12 empresas cotadas valorizam e seis desvalorizam. Os títulos da Galp (2,55%), das papeleiras Altri (2,60%), Navigator (2,39%) e da Semapa (2,05%), e do BCP (1,38%) impulsionam o PSI 20.

De acordo com os analistas do BPI, os investidores vão estar atentos a duas frentes. Primeiro, e”mais uma vez”, à evolução do mercado petrolífero e, segundo, à reunião do Conselho Europeu, que se inicia pelas 15h00 de hoje.

O mercado petrolífero tem estado em foco, desde segunda-feira, depois de o índice WTI, em Nova Iorque, ter estado a cotar a valores negativos para contratos de futuro de barris do “ouro negro” com entrega prevista para maio. Hoje, o “Brent negociou em alta na sessão asiática (9,60%) assim como o WTI que subiu 12%”, salientam os analistas do BPI.

Atualmente, o Brent, que é negociado em Londres e é referência para Portugal, valoriza 4,42%, para 21,17 dólares. Já o WTI soma 5,95%, para 14,59 dólares.

Hoje, os chefes de governo dos 27 Estados-membros da União Europeia vão reunir para debater um conjunto de medidas económicas para mitigar os efeitos da epidemia. “Durante esta reunião, a Comissão Europeia deverá apresentar um esboço de um plano de medidas que ascenderá supostamente a dois mil milhões de euros. Dado o historial dos Conselhos da Europa, não é de excluir que perante a divisão no seio da União, a reunião de hoje não termine com um mero comunicado”, alertam os analistas do BPI.

Os resultados sobre os índices de confiança empresarial e na indústria, França, são dados que poderão chamar a atenção dos investidores. Estes índices tiveram um recuo expressivo: o índice de confiança empresarial francesa desceu de 94 para 62, quando os analistas estimavam queda para 80; o índice de confiança na indústria caiu de 98 para 82 (esperava-se 83. “A paralisação da economia face à atual pandemia afeta naturalmente estes indicadores”, salienta o MTrader do Millennium BCP, Ramiro Loureiro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.