[weglot_switcher]

Parlamento aprova auditoria independente ao Novo Banco pós-resolução

O projeto de lei, apresentado pelo PSD, foi aprovado esta sexta-feira na Assembleia da República. Os deputados, à exceção do PS, concordam que é “indispensável” que seja avaliado o que se passou desde a resolução do Novo Banco e seja devidamente explicada a dimensão da injeção e ajuda pública envolvida.
19 Julho 2019, 12h10

O Parlamento aprovou esta sexta-feira o projeto de resolução do PSD que defende a realização de uma auditoria independente ao Novo Banco relativa ao período após a injeção requerida ao Fundo de Resolução. Os sociais-democratas consideram “indispensável” que seja avaliado o que se passou desde a resolução do Novo Banco e seja devidamente explicada a dimensão da injeção e ajuda pública envolvida.

O projeto de lei foi aprovado com os votos a favor de todas as bancadas, à exceção do PS.

“O que é indispensável auditar é o que ainda não foi avaliado, ou seja, o que se passou desde a resolução. Em particular, dado que o acordo de venda à Lone Star de 2017 considerou retroativamente as valorizações dos ativos e passivos desde 30 de junho de 2016, deve ser auditado tudo especialmente desde essa altura”, lê-se no projeto de resolução do PSD.

Os sociais-democratas consideram que a dimensão da injeção do Fundo de Resolução e a ajuda pública envolvida exige “esclarecimentos e cabal compreensão das suas causas”. Além disso, a contradição entre o Governo, que se disse “muito surpreendido com a injeção requerida”, e o Novo Banco e o Fundo de Resolução, que afirmaram que a mesma era “expectável”, “agrava a necessidade desse esclarecimento”.

O projeto de lei diz ainda que a importância de se realizar uma auditoria pós-resolução ficou expressa pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quando sinalizou que “importa apurar o que se passou, não apenas na pré-história, isto é, até à resolução, mas depois da resolução, porque é neste momento que se trata de saber se é preciso mais dinheiro ou não e se é preciso saber para o futuro”.

O Fundo de Resolução, criado na altura da venda de 75% do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star, pode vir a ter de injetar um total de 3,89 mil milhões de euros no Novo Banco. O Fundo de Resolução já injetou mais de 1,9 mil milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.