[weglot_switcher]

Parlamento Europeu aprova 37,5 milhões de ajuda a Portugal no combate à Covid-19 e catástrofes

Ao todo serão distribuídos 823 milhões por 19 Estados-membros da União Europeia. A maioria, 683,7 milhões de euros, irá para a Croácia, para apoiar os esforços de reconstrução após o terramoto de março e dar resposta às consequências da pandemia.
24 Novembro 2020, 12h39

Portugal vai receber 37,5 milhões de euros como forma de ajudar no combate à Covid-19 e a catástrofes. A verba faz parte de um total de 823 milhões de euros aprovados esta terça-feira, 24 de novembro, pelo Parlamento Europeu.

No total, 19 Estados-Membros (Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Chéquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Polónia, Portugal e Roménia) e três países candidatos (Albânia, Montenegro e Sérvia) solicitaram assistência para enfrentar as consequências da crise da Covid-19.

Destes, sete requereram que os pagamentos fossem feitos antecipadamente, pedidos esses agora aprovados pelo Parlamento Europeu. Os 823 milhões de euros do Fundo de Solidariedade da União Europeia (FSUE) serão distribuídos da seguinte forma.

Mais de 132,7 milhões de euros vão para pagamentos antecipados à Alemanha, Croácia, Espanha, Grécia, Hungria, Irlanda e Portugal, como resposta à grave emergência de saúde pública provocada pela pandemia da Covid-19 no início do ano.

A Croácia recebe 683,7 milhões de euros para ajudar a reconstrução do país face aos efeitos devastadores do terramoto registado em Zagreb e nas suas proximidades em março de 2020. Uma primeira tranche de 88,9 milhões de euros foi já aprovada em agosto de 2020.

Mais de sete milhões de euros são atribuídos à Polónia para auxiliar os seus esforços de reconstrução após as cheias de junho de 2020 que afetaram a província da Subcarpácia.

Este relatório redigido por Olivier Chastel (Renew, Bélgica) e que recomenda a aprovação da ajuda foi aprovado por 682 votos a favor, 8 contra e 2 abstenções.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.