[weglot_switcher]

Partidos pedem maior intervenção do Governo na operação portuária da Madeira

O BE e CDS-PP criticaram a Autoridade da Concorrência por não atuar relativamente ao estado da operação portuária na Madeira.
13 Junho 2019, 11h40

O BE, PCP, PS, JPP, CDS-PP, criticaram o Estado em que se encontra o transporte marítimo na Madeira e pedem mais acção tanto do Governo Regional para resolver este dossier de modo a baixar o custo desse transporte. Ficaram ainda reparos à postura da Autoridade da Concorrência e pediu-se também intervenção das instâncias europeias.

O deputado Roberto Almada, do BE, considerou “vergonhoso” que entre a Madeira e o Continente se pague 3 vezes mais, no transporte marítimo, do que de Lisboa para a China, e pede intervenção tanto do executivo madeirense como das instâncias europeias.

“É brincar com a Madeira e com os madeirenses. Esta brincadeira tem rostos e responsáveis”, disse Roberto Almada, sobre os custos dos transportes marítimos pagos pela Madeira.

“A Autoridade da Concorrência falha, e falha também o Governo Regional que deveria fazer uma queixa junto da União Europeia relativamente a esta cartelização”, defendeu o deputado bloquista.

O CDS-PP referiu que a Autoridade da Concorrência “não atua” sobre os modelos portuários que se praticam em Portugal.

Vergonhoso foi também a expressão utilizada por Ricardo Lume, do PCP, relativamente ao preço do transporte de mercadorias.

“É incomportável o preço que os madeirenses pagam no transporte de mercadorias”, defendeu Ricardo Lume.

O PTP pediu ao Governo que cumpra com aquilo que prometeu relativamente à operação portuária.

O deputado do PS, Victor Freitas, lembrou as promessas feitas pelo Governo Regional em termos da operação portuária da Madeira que não foram cumpridas.

“Estamos preocupados com a verticalização deste processo nas mãos de uma única empresa, em que o transporte marítimo não tem concorrência, e a estiva está nas mãos dessa verticalização, o transporte terrestre sem concorrência está maioritariamente na mãos dessa empresa verticalizada, o transporte de contentores nas mãos dessa mesma empresa”, afirmou Victor Freitas.

“Deixava o desafio ao PSD e ao Governo Regional. O PSD tem um estudo pago pelos nossos impostos e mandado fazer ao Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior de Economia e Gestão. Publiquem o estudo sobre a estratégia de desenvolvimento do sistema portuário e logístico da Madeira”, afirmou o deputado socialista.

O Governo Regional “não pode tirar o armador que detém o monopólio do transporte do Caniçal porque arrisca ficar sem cabeça”, explicou Élvio Sousa, deputado do JPP.

Perante a posição manifestada por estes partidos, o PSD disse que o Governo Regional tomou uma decisão e agiu em relação aos portos e fez a sua competência, lembrando ainda que os tribunais foram chamados à colação pelo operador. “Os processos estão em tribunal e o processo que se iniciou com este Governo e não há volta a dar”, afirmou Carlos Rodrigues, do PSD.

Às críticas juntou-se ainda o PTP que pediu ao Governo Regional que “cumpra com aquilo que prometeu” relativamente à operação portuária.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.