[weglot_switcher]

Partidos querem mais apoios para trabalhadores e empresas

PSD, CDS-PP e PAN concordam com prolongamento do ‘lay-off’ até ao final do ano. BE, PCP e PEV querem mais apoio às PME e reforço do SNS.
30 Maio 2020, 09h05

Os partidos apresentaram esta semana alguns dos critérios-chave para viabilizar o orçamento suplementar e há propostas que contam já com um consenso aparente. Enquanto a suspensão do pagamento por conta do IRC é dada como adquirida, os partidos insistem na necessidade de reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS), garantir uma maior proteção dos postos de trabalho e mais apoios às empresas. Já o regime de lay-off simplificado divide opiniões, com a esquerda a rejeitar o seu prolongamento até ao final do ano.

Sem acordos escritos nem qualquer compromisso formal, os antigos parceiros da “geringonça” foram os primeiros a ser chamados a São Bento para a ronda inicial de negociações sobre o Programa de Estabilização e o orçamento suplementar. À saída, Bloco de Esquerda e PEV mostraram-se confiantes com a recetividade das suas propostas por parte do Governo e disponíveis para votar favoravelmente o orçamento suplementar.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.