[weglot_switcher]

Patrões: 635 euros de salário mínimo para 2020 é um “objetivo ambicioso” do Governo

“É preciso dar condições à economia e às suas empresas, se não forem dadas melhorias das condições teremos alguma dificuldade em atingir esse objetivo”, afirmou António Saraiva o patrão dos patrões, após receber a proposta do Governo.
  • Cristina Bernardo
13 Novembro 2019, 11h52

“Um objetivo ambicioso”. Foi assim que a Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) qualificou a proposta do Governo de aumentar o salário mínimo nacional para 635 euros em 2020.

O presidente da CIP defende que é preciso dar melhores condições às empresas para que o salário mínimo suba para o valor pretendido pelo Governo.

“Temos que exigir que os fatores de competitividade sejam ambiciosos”, afirmou, apontando que é preciso “dar condições à economia e às suas empresas”. Estes fatores de competitividade vão ser discutidos na concertação social de 27 de novembro. O responsável adiantou que não existem contrapartidas do Governo para o salário mínimo subir.

António Saraiva também deixou críticas ao Governo, apontando que nos últimos anos o Indexante de Apoios Sociais (IAS) subiu 3,9% e o SMN aumentou 20%.

“Não pode haver dois pesos e duas medidas. Sendo certo que há uma componente social no salário mínimo, o Governo não pode convocar apenas as empresas para esse esforço do combate às desigualdades para esse esforço da melhoria das condições dos mais desfavorecidos. O IAS deveria ter um valor mais expressivo”, defendeu.

António Saraiva também destacou que a meta de atingir os 750 euros de salário mínimo nacional também é um objetivo “ambicioso”.

O Governo propôs hoje aos parceiros sociais a subida do salário mínimo nacional para 635 euros no setor privado a partir de 1 de janeiro de 2020, tal como o Jornal Económico já tinha avançado ontem em primeira mão. São mais 35 euros face à Retribuição Mínima Mensal Garantida (RMMG) de 600 euros.

“Ao assumir este compromisso, o Governo afirma que deve ser dada prioridade não apenas ao aumento do salário mínimo nacional, mas também a uma estratégia mais transversal de valorização dos salários e rendimentos em Portugal e de garantia da sustentabilidade das empresas”, segundo a proposta elaborada pelo ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social.

https://jornaleconomico.pt/noticias/governo-propoe-subida-do-salario-minimo-nacional-para-635-euros-em-2020-512683

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.