[weglot_switcher]

Paula Fernandes: “‘Networking’ e criatividade são as principais capacidades no futuro”

A ‘senior manager’ da Accenture Technology Portugal diz que o “Human + Worker” é uma tendência tecnológica nas organizações. “É esta mobilidade, adaptação e flexibilidade que temos de incorporar e promover nos nossos colaboradores”, afirma, entrevista ao Jornal Económico.
20 Maio 2019, 09h00

À medida que as equipas de trabalho se tornam “human +”, cada colaborador recebe um novo e crescente conjunto de capacidades alavancadas pela tecnologia e as organizações devem apoiar esta nova forma de trabalhar na era pós-digital. De acordo com o estudo da Accenture Technology Vision 2019, mais de dois terços (71%) dos executivos acredita que os seus colaboradores são mais maduros a nível digital do que a sua organização e têm a expetativa que a organização os acompanhe.

O que significa a tendência “Humans + Workers”?

Tem a ver com a tecnologia e o mundo pós digital em que os humanos, além das suas competências e capacidades, têm que desenvolver algumas capacidades acrescidas para acompanhar a tecnologia. Esta tendência chama a atenção das empresas, na medida em que muitas delas já desenvolveram estratégias digitais para o seu negócio, para os seus clientes, no seu posicionamento no mercado, e também têm que o fazer com os seus colaboradores. Já não é só essa capacidade, digamos assim, humana, mas uma extensão na perspetiva tecnológica. Hoje em dia, e pensando em coisas mais simples, todos trabalhamos nos nossos computadores, utilizamos a nossa tecnologia, e isso traz-nos algumas capacidades em termos de mobilidade, possibilidade de trabalhar em casa. A forma como os colaboradores encaram aquilo que fazem e têm de aprender muda consoante a tecnologia que está sempre a avançar e a evoluir. É nessa perspetiva que falamos, no desenvolvimento das nossas capacidades para também acompanharmos a tecnologia.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.