[weglot_switcher]

Paulo Portas alerta para necessidade de empresários se tornarem mais inovadores e dinâmicos

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros incentivou a internacionalização das empresas e realçou a capacidade das empresas “de exportar a atividade das suas empresas e descobrir o mundo”.
11 Dezembro 2018, 11h30

O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Paulo Portas aconselhou esta segunda-feira empresários e executivos portugueses a fortalecerem a competitividade das empresas para aproveitarem as oportunidades da globalização. Paulo Portas incentivou a internacionalização das empresas e realçou a capacidade das empresas “de exportar a atividade das suas empresas e descobrir o mundo”.

Numa conferência organizada pela Crédito y Caución Portugal e pela Iberinform, que teve lugar no Hotel Iberostar, o antigo ministro falou da necessidade de os empresários portugueses serem mais “dinâmicos, criativos e inovadores” para sobreviverem na era da globalização. “Neste contexto os investidores encontram muito mais oportunidades, mas ao mesmo tempo novos riscos. Por isso, triunfar neste contexto imprevisível apenas se consegue sendo flexível”, sublinhou.

Paulo Portas defendeu que a era da globalização e da digitalização provocou uma mudança na balança de poder, virada agora para o Oriente, Pacífico e para a China. O ex-governante indica que “existe uma globalização económica, mas continua a não haver uma nova ordem política adaptada à transformação global” e daí que o Ocidente reaja com políticas protecionistas.

No entanto, Paulo Portas destacou que, nos últimos anos, a economia portuguesa “aumentou e fortaleceu o seu setor de exportações e que foi capaz de participar de forma ativa na criação de investimentos europeus e extraeuropeus”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.