[weglot_switcher]

PCP e Bloco de Esquerda rejeitam moção de censura ao Governo

Os dois partidos que sustentam o Executivo de António Costa dizem que a moção de censura é “uma encenação” com vista a disputar terreno à direita e garantir a “sobrevivência eleitoral” da líder centrista.
  • António Costa
15 Fevereiro 2019, 17h13

O PCP e o Bloco de Esquerda (BE) vão votar contra a moção de censura ao Governo apresentada esta sexta-feira pelo CDS-PP na Assembleia da República. Os dois partidos que sustentam o Executivo de António Costa dizem que a moção de censura é “uma encenação” com vista a disputar terreno à direita e garantir a “sobrevivência eleitoral” da líder centrista.

O líder parlamentar do PCP, João Oliveira, em declarações à agência Lusa, diz que as ações do Governo que merecem censura são aquelas em que o PS tem tido o apoio da direita. “Essas opções, sim, deviam ser censuradas”, afirmou João Oliveira, acrescentando que o CDS tem sido “a muleta de suporte ao Governo”, em temas como a saúde e as propinas.

“É uma iniciativa que não pode ser levada a sério”, sublinhou o líder parlamentar comunista.

A opinião é partilhada pelo líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, que considera que esta iniciativa do CDS-PP “tem mais a ver com o Estado da direita e a disputa eleitoral no espaço da direita do que com o estado do país”. “Votaremos contra esta moção de censura”, sublinhou Pedro Filipe Soares.

O CDS-PP decidiu avançar com uma moção de censura ao Governo devido à degradação dos serviços públicos, sobretudo no setor da saúde. “A má gestão, excesso de promessas e o sentimento de engano que se instalou, geraram o caos que vivemos neste momento com uma insatisfação social crescente e uma contestação que não para de crescer. O caso mais gritante do que se está a passar é a Saúde”, afirmou Assunção Cristas, em conferência de imprensa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.