[weglot_switcher]

PCP Madeira denuncia falta de planeamento da orla costeira

O partido diz que tem exigido para a Madeira um Plano de Ordenamento da Orla Costeira de forma de forma a salvaguardar um património que é de todos.
28 Fevereiro 2018, 19h22

O PCP Madeira denunciou nesta quinta-feira a falta de elaboração de Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC). Para os comunistas madeirenses este documento é importante na salvaguarda dos recursos no litoral da Região Autónoma.

“Estes planos preocupam-se, especialmente com a protecção e integridade biofísica do espaço, com a valorização dos recursos existentes e com a conservação dos valores ambientais e paisagísticos”, defendeu a dirigente Herlanda Amado.

Os comunistas madeirenses referem que têm exigido para a Madeira um POOC de forma a salvaguardar um património que é de todos mas que é “especulado, usado e abusado” por alguns.

“Está uma vez mais provado devido ao mau tempo que assola a Região, que os investimentos em infraestruturas públicas, tem que ser feitos de forma pensada e com rigor científico dos impactos de construir desordenadamente na orla costeira”, alertou Herlanda Amado.

A comunista madeirense lamenta que a Madeira seja “a única Região do País” que não tem uma visão planificada para o litoral.

“Vergonhosa a forma como o Governo se alheia das suas responsabilidades de intervenção planificada na orla costeira, confirmando a falta de estratégia para o litoral, numa Região turística como a nossa e com as potencialidades que o mar nos dá”, denuncia.

Herlanda Amado diz ainda que a intervenção deve ser preventiva acrescentando que “não se pode continuar” a construir no litoral “sem plano”, “sem avaliação de impactos” e permitindo uma “construção desordenada”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.