[weglot_switcher]

PCP perde para o PS três bastiões comunistas desde 1976, mas seis resistem

Além do simbolismo da Moita, Bernardino Soares perdeu Loures para o PS. O distrito de Évora foi o mais sacrificado com a CDU a perder quatro autarquias para o PS e PSD.
  • Jerónimo de Sousa, durante o comício de encerramento da 44ª edição da Festa do Avante, que decorreu na Quinta da Atalaia, Amora, Seixal
28 Setembro 2021, 08h10

A CDU (PCP/PEV) partiu para estas eleições autárquicas com 26 câmaras municipais nas suas mãos, mas acabou por perder sete ficando com 19 autarquias sob sua gestão.

Os comunistas perderam três bastiões comunistas desde 1976: Montemor-o-Novo, Mora (Évora) e Moita (Setúbal). Mas manteve seis: Avis (Portalegre), Arraiolos (Évora), Serpa (Beja), Santiago do Cacém, Palmela e Seixal (Setúbal). Já o PS perdeu dois bastiões para o PSD: Reguengos de Monsaraz (Évora) e Cartaxo (Santarém). O PSD, por sua vez, perdeu também dois bastiões para o PS: Penela (Coimbra) e Ferreira do Zêzere (Santarém).

No distrito de Beja, os comunistas mantiveram três autarquias – Cuba (João Português), Serpa (Tomé Pires) e Vidigueira (Rui Raposo) -, perderam uma (PS venceu o Alvito), e conquistaram outra, com Leonel Rodrigues a vencer Barrancos.

No distrito de Évora, manteve duas autarquias (Arraiolos e Évora), perdeu três para o PS (Montemor-o-Novo, Mora e Viana do Alentejo) e uma para o PSD/CDS (Vila Viçosa).

Em Faro, os comunistas mantiveram a sua única autarquia algarvia: Silves, onde Rosa da Palma vai continuar a liderar durante quatro anos.

No distrito de Portalegre, os comunistas mantiveram as duas autarquias: Nuno Silva venceu em Avis, e Gonçalo Lagem venceu em Monforte.

Em Lisboa, José Quintino venceu em Sobral de Monte Agraço, enquanto em Loures, Bernardino Soares perdeu a autarquia para Ricardo Leão do PS.

Em Santarém, a CDU manteve a autarquia de Benavente (Carlos Coutinho), mas perdeu a de Alpiarça para Sónia Mendes do PS.

No distrito de Setúbal, o PCP manteve as autarquias de Alcácer do Sal (Vítor Proença), Grândola (António Mendes), Palmela (Álvaro Beijinha), e Seixal (Joaquim dos Santos),

Na margem sul do Tejo, a CDU aguentou a autarquia do Seixal atingindo 37,7% (5 vereadores), com o PS a alcançar 30,86% e quatro vereadores. Já o PSD obteve 9,3% (um vereador) e o Chega conseguiu eleger um vereador com 8,07% dos votos. Em 2017, o PCP venceu com 3.036 votos de avanço, mas este ano voltou a dilatar a vantagem com 4.461 votos a separá-lo do PS.

Noutro histórico bastião comunista, a Moita, também do PCP desde o 25 de abril, o PS venceu a autarquia com 37,63% (quatro vereadores) contra os 33,07% do PCP-PEV (também quatro vereadores).

Os comunistas acabaram também por manter a autarquia de Sesimbra: 35% dos votos (três vereadores), com o PS a obter 30% (três vereadores) e o Chega elegeu um vereador (9%).

A cidade de Setúbal também permaneceu nas mãos da CDU, apesar da saída de Maria das Dores Meira por ter já cumprido três mandatos. O PCP-PEV venceu na cidade sadina com 34,40% dos votos (5 vereadores), seguido do PS com 27,67% (4 vereadores) e do PSD com 16,57% (dois vereadores).

Já em Almada, a CDU não conseguiu conquistar novamente a autarquia, com o PS a obter 39,8% dos votos (cinco vereadores), com a CDU a atingir 29,6% e quatro vereadores. Na cidade da margem sul do Tejo, o PSD e o Bloco conseguiram eleger um vereador cada.

Na hora de fazer um balanço, o secretário-geral do PCP reconheceu que o resultado “ficou aquém dos objetivos colocados”.

“Não estou satisfeito com o resultado. Temos muito que refletir, mas sempre com um sentido de que é preciso reforçar a CDU, como vamos fazer, refletindo sobre o que fizemos de menos bem”, acrescentou no discurso feito na noite de domingo.

Apesar das mudanças, existem 24 autarquias que continuam a ser bastiões de três partidos desde 1976.

Nove do PSD: Arcos de Valdevez, Boticas, Valpaços, Penedono, Oleiros, Santa Maria da Feira, Mação, Calheta e Câmara de Lobos.

Nove do PS: Portimão, Olhão, Campo Maior, Gavião, Alenquer, Torres Vedras, Odivelas, Lourinhã e Condeixa-a-Nova.

Seis da CDU: Avis, Arraiolos, Seixal, Palmela, Santiago do Cacém e Serpa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.