[weglot_switcher]

Pedidos de subsídio de desemprego nos EUA voltam a aumentar para valores de abril

Os pedidos de apoio ao desemprego voltaram a subir pela primeira vez em mais de um mês. Economistas antecipam uma melhoria no mercado de trabalho até o final do ano, com expectativa de que a taxa de desemprego caia para menos de 5% no final do quarto trimestre.
17 Junho 2021, 14h06

O número de norte-americanos a pedir um subsídio de desemprego renovou os máximos na semana passada, tendo atingido valores registados em finais de abril.

Olhando para os dados divulgados esta quinta-feira pelo Departamento de Trabalho dos Estados Unidos, os pedidos de apoio ao desemprego aumentarem em 37 mil para 412 mil na semana que findou a 21 de junho. O valor situa-se significativamente acima do expectável pelos economistas consultados pela “Bloomberg” que antecipavam valores na casa dos 360 mil.

Este aumento nos pedidos de apoio ao desemprego concentram-se em três estados: Pensilvânia, Califórnia e Kentucky. Na semana passada, o valor tinha sido 385 mil pedidos de apoio, fazendo daquela a quinta semana consecutiva em que os valores diminuíam.

Mesmo com o aumento, os despedimentos caíram significativamente nos últimos meses, à medida que as preocupações com a saúde diminuíram e as empresas voltaram a recuperar o ritmo de novas contratações. Os economistas preveem uma melhoria contínua no mercado de trabalho até o final do ano, com expectativa de que a taxa de desemprego caia para menos de 5% no final do quarto trimestre.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.