[weglot_switcher]

Pedro Calado quer transformar Funchal numa Smart City

O candidato do PSD e CDS-PP considera que esta aposta nas cidades inteligentes pretende tornar o Funchal “uma cidade cada vez mais sustentável, inclusiva e  aumentar o bem-estar dos cidadãos”.
23 Junho 2021, 11h34

O candidato do PSD/CDS-PP, à Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, quer transformar o Funchal numa Smart City, colocando a tecnologia ao serviço das pessoas, dando mais qualidade de vida, sustentabilidade económica e ambiental.

O candidato à autarquia do Funchal promoveu mais um encontro integrado nas ‘Conversas com o Funchal’, desta vez abordando o tema das Cidades Inteligentes (Smart Cities).

Pedro Calado sublinhou que esta aposta nas cidades inteligentes pretende tornar o Funchal “uma cidade cada vez mais sustentável, inclusiva e  aumentar o bem-estar dos cidadãos”.

O candidato da coligação PSD e CDS-PP, a par de Bruno Pereira e Cristina Pereira, que integram a lista de candidatos à vereação do Funchal, reuniram-se com técnicos e especialistas de várias atividades, procurando encontrar medidas que coloquem a cidade “na vanguarda das políticas e quebrando o isolamento institucional que a atual vereação tem condenado a autarquia funchalense”.

Pedro Calado considera que existe “falta de diálogo” da Câmara do Funchal com os diversos organismos, afirmando que esta postura “atrapalha a implementação de soluções inteligentes e traz prejuízos para os munícipes”.

O candidato à autarquia do Funchal diz que o município não faz parcerias a nível institucional com as entidades que produzem dados  que, depois de processados, dão origem a informação que melhora a capacidade de tomada de decisão. “Estes dados estão muitas vezes dispersos, pelo que é necessário existir partilha de dados, envolvendo parcerias público-privadas, isto porque muitos dos dados são necessários para o planeamento e gestão das cidades”, acrescentou.

Pedro Calado considerou que “uma cidade constrói-se com as pessoas e para as pessoas”.

Neste encontro participaram também os responsáveis da  Empresa de Electricidade da Madeira (EEM), da Empresa Horários do Funchal, da Águas e Resíduos da Madeira(ARM) do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) da ALTICE, e da Ordem dos Arquitetos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.