[weglot_switcher]

Pedro Corte-Real: “Há garantias do primeiro-ministro que o Montepio ia ser apoiado”

Pedro Corte-Real, que lidera a lista B para a presidência da Associação Mutualista Montepio Geral, defende que o Estado deve ajudar o Banco Montepio e diz que “esse apoio ainda não foi dado por falta de credibilidade das direções”.
  • Cristina Bernardo
2 Dezembro 2021, 23h12

No próximo dia 17 de dezembro, realiza-se a Assembleia Geral para eleição dos órgãos associativos da Associação Mutualista Montepio Geral, para o mandato 2022/2025. Pedro Corte-Real é o líder da lista B candidata às eleições. É doutorado em estatística e professor auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

A lista que lidera chama-se ‘Reconstruir o Montepio’. O que é que o Montepio precisa de “reconstruir” e que medidas tenciona adotar?
Para reconstruir o Montepio é preciso, antes de mais, falar a verdade aos associados, para que estes percebam a situação dramática em que se encontra a Mutualista. Foi isso que a Lista B decidiu fazer. Nos últimos três anos demos contributos que entendemos serem muito válidos, quer para os novos estatutos quer para o regulamento eleitoral. O que faz com que, neste momento, todo o processo eleitoral seja muito diferente do passado. Desde logo abriu-se a oportunidade de os associados poderem votar não só por correspondência, mas também através do voto online e esse vai decorrer de dia 13 de dezembro até dia 17. O Montepio precisa de uma equipa credível, idónea, competente e totalmente independente do passado, que trouxe a associação a esta situação dramática. Se não houver uma intervenção rápida e orientada para a resolução dos problemas, dificilmente a instituição terá continuidade. Nos últimos dois anos o auditor independente de todo o grupo, fez dois alertas vermelhos e um deles é tão grave quanto isto: diz que está em causa a continuidade da instituição. Não queremos ser arautos da desgraça, mas sim chamar a atenção porque temos uma responsabilidade sobre uma associação que é bicentenária.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.