[weglot_switcher]

Pedro Marques: “Europa não pode esperar por nova crise para concluir a União Bancária”

Eurodeputado do PS quer garantia europeia para depósitos e maior partilha de risco. Diz que venda do Popular, através do MUR, foi “um sucesso” e prova de que é possível fazer resolução de bancos “sem custos para os contribuintes”.
12 Julho 2020, 18h00

O Parlamento Europeu aprovou, no final de junho, um relatório do socialista Pedro Marques, que dá novos passos para a concretização da União Bancária. Em entrevista ao Jornal Económico, Pedro Marques defende que a União Europeia (UE) não pode esperar mais para concretizar um sistema de supervisão e resolução bancárias a nível europeu e aponta como prioritário um fundo de garantia de depósitos comum.

Defensor da partilha de riscos para diluir “risco específico de cada banco no sistema financeiro”, o ex-ministro alerta que a rentabilidade dos bancos continua baixa, apesar de os “rácios de capital estarem estáveis” e da melhoria da qualidade dos ativos, sendo preciso um backstop para o Fundo Único de Resolução (FUR) que ajude bancos insolventes, sem custos para os contribuintes, e evite crises como a de 2008.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.