Pedrógão Grande: Bombeiros alertam população para vaga de assaltos

Presidente dos Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande alertou para falsos técnicos de apoio e que quem quiser ajudar deve entrar em contacto direto com a corporação.

Miguel Vidal/Reuters

Os bombeiros alertaram a população para a vaga de assaltos nas aldeias evacuadas devido ao incêndio do Pedrógão Grande e pediu que a população estivesse atenta ao surgimento de falsos técnicos de apoio.

“Quero lançar um alerta para a nossa população por causa de duas situações que estão a acontecer: uma delas foi inicial, em que as pessoas foram retiradas das suas aldeias e houve grupos que sabiam que as aldeias tinham sido evacuadas e assaltaram essas casas”, disse o presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande, Carlos David à agência Lusa.

Salientou, ainda, que “existem falsos técnicos no terreno, identificados como voluntários, e que querem entrar dentro das casas das pessoas para ajudar e depois assaltam-nas”.

Carlos David alertou que “há contas falsas na Internet de ‘Os amigos de Pedrógão’ e de ‘Os unidos de Pedrógão’” e para a população não acreditar. “Nós estamos a desenvolver um plano de acção que é centralizado nas Juntas de Freguesia […] e em duas ou três associações aqui do concelho”, acrescentou.

O presidente da Associação dos Bombeiros disse que quem quiser ajudar deve entrar em contacto directo com a corporação.

Relacionadas

Caixa negra da Proteção Civil pode ser crucial na investigação aos incêndios

É uma espécie de caixa negra semelhante à dos aviões, que anota a data e a hora de todos as ocorrências, assim como as decisões tomadas no combate aos incêndios.

Ministra da Administração Interna nunca quis demitir-se: “Optei por dar a cara”

Constança Urbano de Sousa confessou que não ponderou a demissão e que só esteve focada em estar no local para resolver os problemas.
Recomendadas

Ana Brazão do GEOTA: “Temos que desmistificar o papel das barragens na luta contra as alterações climáticas”

Engenheira ambiental e coordenadora do projeto Rios Livres do GEOTA, Ana Brazão diz que as barragens emitem gases com efeito de estufa e alerta para o impacto nos ecossistemas dos rios que “são hoje os ‘habitats’ mais ameaçados do planeta”. Em alternativa, defende a aposta na eficiência energética. E antecipa a 2ª Cimeira Europeia dos Rios que vai realizar-se no Porto, em 2020.

Marcelo deu posse a Nunes da Fonseca como Chefe do Estado-Maior do Exército

Estiveram presentes na cerimónia o novo ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, a nova secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, e o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Silva Ribeiro.

PSP abre inquérito à fuga de três detidos do Tribunal do Porto

A informação foi transmitida esta sexta-feira aos jornalistas pelo diretor de relações públicas da PSP, Alexandre Coimbra, numa conferência de imprensa que decorreu na sede da Direção Nacional da PSP, em Lisboa.
Comentários