[weglot_switcher]

Pela primeira vez, juros da dívida portuguesa a dez anos negociaram abaixo de 1%

Juros da dívida portuguesa a dez anos no mercado secundário renovaram esta quinta-feira mínimos históricos. Pela primeira vez, Portugal negociou abaixo dos 1%, numa descida em linha com Espanha e Irlanda.
23 Maio 2019, 10h37

Os juros da dívida portuguesa a dez anos tocaram esta quinta-feira mínimos históricos e negociaram, pela primeira vez, abaixo de 1%. Às 9h30, os juros da dívida portuguesa no mercado secundário, caíram para 0,995%, segundo os dados da agência “Bloomberg”.

“Não existe nenhum notícia específica que explique a queda de hoje”, disse Filipe Silva, diretor de gestão de ativos do Banco Carregosa ao Jornal Económico, realçando que “está em linha com o que está a acontecer na Europa, com Espanha e Irlanda”.

Às 8h40, os juros de Espanha caiam nesta maturidade para 0,858% e os da Irlanda para 0,509%. Em contra-ciclo os juros da dívida italiana a dez anos subiam ligeiramente para 2,63%.

Às 10h35, os juros da dívida portuguesa tinham corrigido para 1,03%.

A taxa de juros das obrigações portuguesas a dez anos tem vindo a cair no mercado secundário há vários meses, beneficiando dos upgrades das avaliações das agências de notação financeira e da estabilidade política.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.