[weglot_switcher]

Pensões podem vir a ter aumento extra em janeiro de 2019

Partido Comunista Português e Bloco de Esquerda estão em negociações com o Governo para uma subida mínima de dez euros nas pensões da Segurança Social e da Caixa Geral das Aposentações.
21 Agosto 2018, 10h04

As pensões da Segurança Social e da Caixa Geral das Aposentações poderão vir a ter um aumento extra a partir de janeiro do próximo ano, segundo avança o “Correio da Manhã”, esta terça-feira, 21 de agosto. Apesar das negociações entre o Governo e os partidos da ‘geringonça’ estarem ainda muito atrasadas, esta medida é uma das prioridades do Partido Comunista Português (PCP) e do Bloco de Esquerda (BE).

Os dois partidos querem uma subida mínima de 10 euros nas pensões já no início de 2019, pondo fim ao aumento extraordinário que nos últimos dois anos só foi aplicado a partir de agosto. O PCP foi o primeiro partido que este mês anunciou ter feito esta proposta do aumento “de dez euros para as reformas e pensões”, de modo “a mitigar a perversão do mecanismo de atualização anual das reformas”.

No último domingo na “SIC”, comentador Marques Mendes referiu que “as pensões de reforma até 857 euros (dois indexantes dos apoios sociais), que abrangem dois terços dos reformados portugueses, vão ter um aumento real, acima da inflação, de 0,5%”.

Entre 2010 e 2015 a atualização automática das pensões esteve suspensa e nesse período só as pensões mínimas, rurais e sociais sofreram ligeiros aumentos, sendo as restantes congeladas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.