[weglot_switcher]

Pentágono americano emite mais gases de efeito estufa do que Portugal

As emissões do Pentágono foram maiores que as de Portugal, classificadas em 57º pelo Global Carbon Atlas.
13 Junho 2019, 15h44

As operações militares dos EUA, comandadas pelo Pentágono, são responsáveis pela emissão de mais gases de efeito estufa do que países industrializados como Portugal ou a Suécia.

A notícia é avançada pelo ‘The Guardian’ que cita um estudo publicado pela Universidade de Brown, que diz respeito a análises e comparações realizadas durante 2017.

As emissões do Pentágono foram “em qualquer ano maiores do que as emissões de gases de efeito estufa de muitos países mais pequeno”, sublinha o estudo da instituição universitária.

Segundo o documento, o Pentágono, que comanda as forças armadas americanas, gerou cerca de 59 milhões de toneladas de dióxido de carbono, um número “superior que as emissões de muitos países pequenos”. Caso fosse um país, este encontraria-se na posição 55º do ranking, à frente de Portugal, que aparece em 57º e a Suécia, em 65º.

O grande responsável por 70% do consumo energético das operações militares é a movimentação de tropas e armamentos, sendo que o principal agente poluente é o transporte aéreo e terrestre, ou seja, a poluição dos combustível de aviões e de gasóleo.

Atualmente, a China é o maior emissor mundial de dióxido de carbono, o principal gás responsável pelas alterações climáticas, seguido pelo os Estados Unidos.

Apesar destas conclusões, Neta Crawford, autora do estudo, afirma também que o Pentágono conseguiu reduzir o consumo de combustível desde 2009, através do uso de veículos mais eficientes neste aspeto e também graças à utilização de fontes de energia mais limpa, sobretudo nas bases militares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.