A Pepsi vai seguir o caminho da rival Coca-Cola, assim como da Unilever, entre outras grandes multinacionais, e irá abandonar a publicidade no Facebook, noticia a Fox Business, este domingo. O canal norte-americano cita fontes próximas à empresa que indicam que o boicote à publicidade na rede social deverá ocorrer entre julho e agosto, inserido no movimento “global” de várias empresas.
Em causa está uma campanha para pressionar o Facebook para controlar a forma como a rede social é utilizada para disseminar a propaganda do discurso de ódio. A Unilever é uma das gigantes que já optou por o fazer, seguindo o exemplo de multinacionais como a Verizon Communications, a Coca Cola (neste caso, temporariamente) ou a Ben & Jerry’. O movimento já teve um impacto negativo de 7,2 mil milhões de euros (cerca de 6,4 mil milhões de euros) para o CEO do Facebook.
Segundo a Fox Business, a PepsiCo investe anualmente 2,6 mil milhões de euros em marketing e publicidade, dedicando grande parte deste orçamento a plataformas digitais.
A campanha teve origem num movimento formado pelos grupos ADL (Anti-Defamation League), NAACP (National Association for the Advancement of Colored People), Sleeping Giants, Color Of Change, Free Press e Common Sense em junho. Segundo os fundadores, a iniciativa é “uma resposta ao longo historial do Facebook de permitir que conteúdo racista, violento e falso seja disseminado na sua plataforma”.
https://jornaleconomico.pt/noticias/boicote-das-marcas-ao-facebook-fez-mark-zuckerberg-perder-mais-de-6-mil-milhoes-de-euros-606272
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com