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Pepsi junta-se à Coca-Cola e Unilever no boicote à publicidade no Facebook

A PepsiCo deverá suspender a publicidade no Facebook durante os meses de julho e agosto, seguindo o caminho de várias multinacionais como a Coca-Cola e a Unilever.
28 Junho 2020, 17h32

A Pepsi vai seguir o caminho da rival Coca-Cola, assim como da Unilever, entre outras grandes multinacionais, e irá abandonar a publicidade no Facebook, noticia a Fox Business, este domingo. O canal norte-americano cita fontes próximas à empresa que indicam que o boicote à publicidade na rede social deverá ocorrer entre julho e agosto, inserido no movimento “global” de várias empresas.

Em causa está uma campanha para pressionar o Facebook para controlar a forma como a rede social é utilizada para disseminar a propaganda do discurso de ódio. A Unilever é uma das gigantes que já optou por o fazer, seguindo o exemplo de multinacionais como a Verizon Communications, a Coca Cola (neste caso, temporariamente) ou a Ben & Jerry’. O movimento já teve um impacto negativo de 7,2 mil milhões de euros (cerca de 6,4 mil milhões de euros) para o CEO do Facebook.

Segundo a Fox Business, a PepsiCo investe anualmente 2,6 mil milhões de euros em marketing e publicidade, dedicando grande parte deste orçamento a plataformas digitais.

A campanha teve origem num movimento formado pelos grupos ADL (Anti-Defamation League), NAACP (National Association for the Advancement of Colored People), Sleeping Giants, Color Of Change, Free Press e Common Sense em junho. Segundo os fundadores, a iniciativa é “uma resposta ao longo historial do Facebook de permitir que conteúdo racista, violento e falso seja disseminado na sua plataforma”.

https://jornaleconomico.pt/noticias/boicote-das-marcas-ao-facebook-fez-mark-zuckerberg-perder-mais-de-6-mil-milhoes-de-euros-606272

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