[weglot_switcher]

Pepsi vende marcas de sumos a fundo de investimento francês

A gigante norte-americana fica com uma participação de 39% no conjunto das marcas vendidas e permanece com os direitos exclusivos de distribuição em território norte-americano.
3 Agosto 2021, 17h03

A PepsiCo anunciou esta terça-feira, dia 3 agosto, que aceitou vender a Tropicana, a Naked e outras marcas de sumos norte-americanas ao fundo de investimento francês PAI Partners numa joint-venture entre as duas entidades. Segundo a “CNBC”, o negócio deverá gerar 3,3 mil milhões de dólares (2,7 mil milhões de euros) para os cofres da gigante de alimentos e bebidas dos Estados Unidos.

A empresa norte-americana, concorrente da Coca-Cola, fica com uma participação de 39% no conjunto das marcas vendidas e permanece com os direitos exclusivos de distribuição em território norte-americano. O negócio ficará concluído no final de 2021 ou no início de 2022, segundo as empresas. A PepsiCo disse que utilizará os recursos da venda para fortalecer o seu balanço patrimonial e investir nos seus negócios.

“Esta joint-venture com a PAI permite-nos obter um valor inicial significativo, enquanto nos devolve o foco e os recursos necessários para impulsionar o crescimento adicional de longo prazo para essas respetivas marcas”, disse o CEO da Pepsi, Ramon Laguarta, através de um comunicado.

Em 2020, as marcas envolvidas no negócio geraram 3 mil milhões de dólares (2,5 mil milhões de euros) em receita para a PepsiCo, mas ficaram aquém da margem operacional geral da empresa. A PepsiCo reportou vendas 70,3 mil milhões de dólares (59,2 mil milhões de euros) em 2020.

“Em parte, as notícias da Tropicana e Naked refletem o papel incerto dos sumos de frutas na rotina do consumidor a longo prazo e a preocupação contínua com o açúcar, principalmente na América do Norte, onde a Tropicana tem mais peso”, disse Howard Telford, responsável de refrigerantes da Euromonitor Internacional. “Enquanto a categoria nos EUA teve um aumento nas vendas fora do comércio em 2020, com os consumidores à procura de mais vitamina C para suporte imunológico, a tendência de longo prazo tem sido de declínio”.

Muitas empresas de alimentos e bebidas, incluindo a principal, passaram o último ano e meio a reduzir os seus portefólios em resposta à pandemia. Em alguns casos, como a venda da Nestlé do negócio de água na América do Norte, a firmas de capital privado em leilões.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.