[weglot_switcher]

Pera Rocha nacional em força no mercado alemão

Exportações do fruto patrocinadas pelo operador alemão Lidl têm vindo a crescer de forma sustentada. A experiência vai ser replicada para outros produtos.
8 Fevereiro 2018, 19h43

O Lidl Portugal e a Portugal Fresh apresentam os resultados da sua campanha de exportação de pera rocha – que resultou de uma parceria iniciada em 2014. A apresentação decorreu em Berlim, no âmbito da feira Fruit Logistica e concluiu que, até ao final do 1º trimestre, no total da campanha 2017/2018, serão exportadas oito mil toneladas de pera rocha, apenas para o mercado alemão.

No âmbito da Fruit Logistica, a maior feira de frutas e legumes do mundo que está a decorrer em Berlim até amanhã, o Lidl Portugal promoveu a visita a uma das suas lojas na cidade, que teve como objetivo “observar a pera rocha que já faz parte do sortido das frutas e legumes do Lidl na Alemanha, adianta em comunicado o grupo distribuidor alemão.

A visita contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, do Embaixador de Portugal na Alemanha, João Mira Gomes, do delegado da AICEP naquele mercado, Pedro Macedo Leão, e do presidente da Portugal Fresh, Gonçalo Andrade.

De agosto de 2017 até à data, “em resultado desta campanha conjunta entre as duas entidades, o Lidl Portugal exportou para a Alemanha 6,5 mil toneladas de pera rocha, um valor que duplicou face a 2016, e que surge como comprovativo da excelente receção desta fruta no mercado alemão. Até ao final do 1º trimestre de 2018, prevê-se a exportação de cerca de oito mil toneladas de pera rocha, apenas para a Alemanha. Atualmente todas as três mil lojas Lidl Alemanha são fornecidas com pera rocha, comparativamente às 240 lojas inicialmente abastecidas em 2014”, refere ainda o comunicado.

“Estes resultados são consequência do compromisso do Lidl Portugal em apoiar a produção nacional e do esforço conjunto do retalhista e da Portugal Fresh em dar a conhecer a qualidade e frescura das frutas e legumes portugueses”. No caso da pera rocha, no ano de 2017, no total das exportações feitas para a Europa, o Lidl exportou 9,3 mil tonelada, que segundo a Portugal Fresh, representa 10% da capacidade total de exportação de pera rocha.  Desde 2014, estas duas entidades já exportaram um total de 27 mil toneladas de pera rocha para países como a Alemanha, Espanha, Inglaterra, Irlanda e Polónia, das quais 16 mil toneladas foram exportadas exclusivamente para a Alemanha.

Mas as exportações no setor hortofrutícola não se limitam à pera rocha. “Após um desafio lançado pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, a parceria Lidl Portugal e Portugal Fresh fez crescer a sua variedade de frutas e legumes exportados. Em 2017, a grande novidade e iniciativa do Lidl deu-se com início da exportação da castanha. Neste mesmo ano o Lidl Portugal obteve um crescimento de 42% no total das exportações de frutas e legumes, relativamente ao ano passado”, diz o documento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.