[weglot_switcher]

Perdeu o PIN do cartão de crédito? Saiba o que fazer

Pertence à equipa dos “cabeças-no-ar” e de vez em quando esquece-se do seu PIN do cartão de crédito? Se ainda não sabe bem o que fazer quando se vê perante esta situação, saiba aqui o que fazer.
18 Junho 2019, 12h03

No passado, em caso de esquecimento do PIN do cartão de crédito, tinha de efetuar um novo pedido de cartão. Hoje em dia, alguns bancos já dão a possibilidade de reaver o PIN através de contacto telefónico ou dirigindo-se diretamente à sucursal para efetuar um pedido de emissão de novo código.

Em algumas instituições financeiras pode também efetuar o pedido online no site das mesmas e receber o seu novo código em casa por correio ou via SMS no seu telemóvel.

Uma vez que o procedimento para reaver o PIN do cartão de crédito pode variar de banco para banco, o mais indicado será consultar o site da respetiva instituição financeira para que possa saber quais as opções que tem disponíveis, optando pela mais viável para si, e ainda informar-se sobre possíveis custos associados que este serviço possa ter.

  • Alterar o código PIN

Para evitar esquecer-se do código, tem a possibilidade de alterá-lo para uma combinação de dígitos que lhe seja mais familiar e, desta forma, mais fácil de memorizar.

Quando recebe o seu cartão de crédito ou quando pede um novo PIN, este é definido pela instituição emissora. Porém, se se dirigir a uma caixa Multibanco, consegue facilmente alterá-lo. Para isso basta inserir o cartão na máquina, escolher a opção “Outras Operações” e de seguida selecionar “Alteração de Código Secreto”.

Ser-lhe-á pedido que insira um novo conjunto de quatro dígitos à sua escolha, passando esse a ser o seu novo código PIN do cartão de crédito.

  • Utilizar o cartão de crédito sem precisar de PIN

O ideal é que memorize o PIN do cartão de crédito, mas, no entanto, se por acaso lhe der uma branca e não se lembrar do código, existem formas de conseguir levantar dinheiro ou fazer pagamentos sem precisar do mesmo.

#1 -Tecnologia contactless

Uma das formas de utilizar o cartão sem necessitar do seu código PIN é através da tecnologia contactless que, hoje em dia, grande parte destes produtos tem e muitos estabelecimentos também já disponibilizam este método de pagamento.

É muito simples: para efetuar a transação basta aproximar o seu cartão a menos de quatro centímetros do TPA (Terminal de Pagamento Automático) utilizado para fazer o pagamento e este fica concluído.

#2 – MB WAY

Também pode efetuar pagamentos e levantar dinheiro com o MB Way sem precisar do PIN do cartão de crédito. Para usufruir deste serviço basta ter a app MB WAY instalada no seu smartphone. Esta aplicação permite-lhe levantar dinheiro no Multibanco, fazer transferências e efetuar compras online.

Há ainda a possibilidade de pagar com MB WAY diretamente num TPA caso o comerciante tenha essa funcionalidade disponível. Para saber se é possível, basta, na altura do pagamento, reparar se a máquina apresenta um QR Code. Se sim, pode utilizar a app, escolhendo a opção “Pagar com MB WAY” na sua aplicação e capturar o QR Code visível no TPA ou apresentar o código de barras que aparece no seu ecrã do telemóvel ao comerciante.

  • Em breve só precisará da impressão digital

Brevemente, não saber o PIN do cartão de crédito vai deixar de ser um problema. Empresas como a Mastercard e a Visa estão a desenvolver cartões com leitores de impressão digital.

O objetivo desta tecnologia é proporcionar mais segurança e comodidade ao cliente, pois evita a necessidade de memorizar e digitar o código sempre que necessita de efetuar pagamentos.

Para usufruir desta tecnologia basta que coloque o seu dedo sobre o leitor de impressões digitais, que está incorporado no próprio cartão, deixando de ser necessário colocar o código PIN. Isto obriga a que a pessoa que está a fazer a transação seja o próprio dono do cartão em causa.

Até lá, tente não se esquecer do PIN do cartão de crédito. É mais seguro que o memorize e não ande com este apontado na carteira, pois todos os cuidados são poucos para evitar roubos e fraudes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.