[weglot_switcher]

Performetric quer ajudar a melhorar desempenho dos funcionários

Aplicação desenvolvida pela empresa de Braga já está a ser testada pelos militares na monitorização de controladores de tráfego aéreo.
27 Janeiro 2018, 15h00

A Performetric é uma empresa bracarense que vai a caminho do terceiro ano de vida e que nasceu para concretizar a ideia de estudantes da Universidade do Minho de uma aplicação que permitisse monitorizar, em tempo real, a fadiga mental dos funcionários, de forma não invasiva. Acreditam, depois de um período de aprendizagem e de desenvolvimento, que este ano será de afirmação do projeto.

As rodas do empreendedorismo começaram a rolar com a participação no Programa de Aceleração de empresas organizado pela Startup Braga. Os passos foram dados e a pequena empresa que nasceu da ideia de André Pimenta, Serafim Pinto, Davide Carneiro e Paulo Novais estabeleceu-se, propondo uma aplicação que “permite a criação e o desenvolvimento de ambientes de trabalho orientados para a melhoria da qualidade de vida, bem-estar, saúde mental e o aumento da performance individual”.

André Pimenta, CEO e co-fundador da Performetric explica as vantagens ao Jornal Económico: “Este sistema permite-nos analisar a performance existente entre o utilizador e os sistemas que utiliza. Por exemplo, permite-nos analisar a relação entre um utilizador e um teclado, e a análise de vários dados vai-nos deixar saber se o utilizador está cansado, se precisa de parar um pouco ou de modificar alguma coisa na sua utilização, entre muitas outras situações”.

“Este nosso sistema permite saber o que está mal e o que é necessário fazer para melhorar”, sintetiza.

No fundo, isto vai permitir aos empregadores analisar melhor a condição e capacidade de trabalho dos seus funcionários, permitindo, por isso mesmo, a reorganização do trabalho, tendo “um impacto muito positivo na produtividade e no aumento da qualidade de vida e da saúde dos funcionários, para além de permitir também um crescimento do trabalho realizado”.

Tendo como público-alvo, no seu início de atividade, principalmente os call-centers, que reúnem um número elevado de funcionários em interação diária e direta com vários aparelhos (computadores, telefones, entre outros) e permitindo aos ‘team managers’ uma melhor gestão dos funcionários, neste momento a aplicação criada pela Performetric está já a ser aplicada em várias outras áreas em que a fadiga existe e tem que ser diminuída ou mesmo eliminada.

Neste momento, em destaque está a área militar, em que a aplicação está a ser utilizada para monitorizar controladores de tráfego aéreo, mas já se regista também a presença da Performetric na área do ‘gaming’ (jogos de computador), em que se faz a análise da interação do utilizador com o teclado e com o rato.

A Performetric é uma empresa recente que tem apostado estes seus primeiros anos de vida no seu próprio desenvolvimento e crescimento, tendo dedicado o primeiro ano à aprendizagem e conhecimento do mercado, aproveitando, como referiu André Pimenta, “a mentoria disponibilizada pela Startup Braga, para além do estabelecimento dos primeiros negócios e parcerias, que são essenciais para a nossa empresa”.

Desta forma, o ano de 2018 é encarado pelos responsáveis da empresa como sendo uma espécie de “ano zero” no que diz respeito à verdadeira faceta do negócio, ou seja, as vendas. André Pimenta apresenta expectativas elevadas para este ano: “O volume de negócios a realizar vai certamente ultrapassar aquilo que tínhamos definido”, afirma.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.