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Perturbações nos voos deste verão podem significar 50 milhões de euros em indemnizações

Ao todo foram afetados cerca de 152 mil passageiros em Portugal entre 31 de julho e 1 de agosto, de acordo com os dados da AirHelp, especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos. A TAP foi a transportadora com mais clientes afetados (63 mil).
17 Setembro 2018, 12h39

 

Cerca de 152 mil passageiros foram afetados com as perturbações de voos, de e para Portugal e cujos os pedidos de compensações podem chegar a um valor global de 50 milhões de euros, de acordo com a análise feita pela AirHelp, uma startup especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos.

A análise foi realizada durante o período das férias de verão de 2018, entre 1 de julho e 31 de agosto para perceber quais os impactos das perturbações que se fizeram sentir em voos com partida ou chegada a Portugal. Das companhias aéreas que voaram de e para Portugal que registaram mais perturbações, cerca de 63 mil passageiros da TAP são elegíveis para receber as compensações, as quais poderão representar um valor global de cerca de 20 milhões de euros.

A Ryanair com cerca de 28 mil passageiros afetados e um valor global de compensações que pode chegar aos 10 milhões de euros, ocupa o segundo lugar, numa lista onde aparecem também a EasyJet e a Vueling, que contabilizam mais de 20 mil e sete mil passageiros que sofreram perturbações, os quais poderão ter direito a um valor global de cerca de seis e dois milhões de euros em compensações, respetivamente.

Durante o período de férias cerca de 50% dos voos da TAP que saíram de Portugal sofreram perturbações. Mais de sete mil voos tiveram um atraso entre 15 e 180 minutos, cerca de 80 voos atrasaram-se mais de 180 minutos e cerca de 250 voos foram cancelados.

Em relação à Ryanair, cerca de 21% dos voos com partida de Portugal sofreram perturbações. Mais de 1.200 voos tiveram um atraso entre 15 e 180 minutos, perto de 30 voos tiveram um atraso superior a 180 minutos e cerca de 70 voos foram cancelados.

Nos aspetos positivos destaque para os aeroportos de Faro e da Madeira que apresentaram uma pontualidade nas partidas de 81% e 77%, respetivamente.

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