[weglot_switcher]

Pesca da sardinha suspensa até 16 de maio de 2019. Governo aciona compensações para pescadores

As medidas compensatórioas deverão iniciar-se a partir do mês de novembro, são financiadas por fundos comunitários e nacionais e estima-se que venham a abranger 140 embarcações da pesca do cerco e aproximadamente 1.500 pescadores.
1 Outubro 2018, 15h44

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, deu instruções à Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) para acionar os apoios públicos de 60 dias aos pescadores e empresas do setor da pesca de sardinha.

Segundo um comunicado do Ministério do Mar, a ministra deu indicações para, “após audição do setor, preparar a portaria regulamentadora do apoio público de 60 dias aos pescadores e empresas do setor da pesca de sardinha abrangidas pela paragem temporária da pesca em vigor até 15 de maio de 2019”.

De acordo com esse documento, “as medidas de compensação socioeconómica, agora determinadas pela ministra do Mar, a iniciar a partir do mês de novembro, são financiadas por fundos comunitários e nacionais, estimando-se que venham a abranger 140 embarcações da pesca do cerco e aproximadamente 1.500 pescadores.

“Com esta iniciativa de natureza socioeconómica, a Ministra do Mar minimiza os impactos sobre o setor avançando com uma medida de natureza social de apoio aos pescadores”, garante o referido comunicado.

O documento do Ministério do Mar explica que “o objetivo de recuperação do stock de sardinha justificou a adoção de medidas mais restritivas na pesca ao longo do ano de 2018, afastando o cenário de pesca zero”.

“Com o fecho da pesca da sardinha, a frota dirige agora a sua atividade à cavala e ao biqueirão”, defende o Ministério do Mar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.