[weglot_switcher]

Peso da dívida pública aumentou para novo recorde de 137% no primeiro trimestre (com áudio)

A dívida pública face ao PIB aumentou 17,9 p.p. no primeiro trimestre face a igual período do ano passado, atingindo um novo máximo histórico.
  • 8 – Portugal
3 Maio 2021, 11h11

O peso da dívida pública disparou para 137,1% do PIB no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 3,5 pontos percentuais face ao último trimestre do ano passado e de 17,9 p.p. face a igual período do ano passado, revelam os dados do Banco de Portugal (BdP), publicados esta segunda-feira.

Em termos nominais, a dívida pública, na óptica de Maastricht, aumentou para 275,3 mil milhões de euros em março, um novo máximo histórico. A evolução traduz um salto de 1,2 mil milhões de euros face a fevereiro e de 20 mil milhões de euros face a março de 2020.

Segundo o regulador bancário, a subida da dívida pública de 1,2 mil milhões de euros face a fevereiro refletiu essencialmente emissões de títulos de dívida.

O BdP explica ainda que “os depósitos das administrações públicas diminuíram 0,4 mil milhões de euros” e que “a dívida pública líquida de depósitos aumentou 1,6 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, para 250,5 mil milhões de euros”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.