[weglot_switcher]

Petição de SNQTB totaliza 10 mil assinaturas e vai ser entregue ao primeiro-ministro

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) não quer aceitar que os funcionários do Novo Banco sejam alvo de ações judiciais por parte dos ‘lesados do BES’, tendo lançado, há dias, uma petição que já reuniu 10 mil assinaturas.
31 Maio 2017, 21h00

Com o intuito de apelar à proteção dos funcionários do BES (atual Novo Banco), o Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) lançou uma petição há dias, assinada por cerca de 10 mil portugueses.

Os funcionários alvos de ações judiciais participaram na venda de produtos que possam ter levado a perdas financeiras e que se encontram excluídos do acordo feito entre o governo, Banco de Portugal, CMVM e os ‘lesados do BES’.

O documento já foi entregue ao primeiro-ministro, António Costa, numa audiência hoje solicitada pelo SNQTB, que aguarda uma data.

“Têm vindo a ser intentados processos judiciais contra os trabalhadores de Novo Banco, em todo o país, quer de natureza criminal, quer de natureza civil. Não podemos aceitar que o acordo não garanta imunidade aos trabalhadores que se limitaram a cumprir as suas funções”, afirmou Paulo Marcos, presidente do SNQTB.

“Além desta petição, também interpelámos o Fundo de Resolução, o Novo Banco e o Banco de Portugal, alertando para a diferença de tratamento a que estão sujeitos os trabalhadores do Novo Banco”, acrescentou o presidente.

O Sindicato adverte também para o risco da atual situação dos funcionários que poderá aplicar-se a funcionários de outros bancos, visto que a maioria das instituições financeiras que operam em Portugal comercializam papel comercial do BES.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.