[weglot_switcher]

PEV diz que solução para a TAP “ficou aquém”

O deputado José Luís Ferreira afirma que “uma auditoria só ia confirmar o que já sabemos, que a gestão foi um desastre”.
  • Cristina Bernardo
3 Julho 2020, 12h10

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) afirmou esta sexta-feira que a realização de uma auditoria à TAP iria apurar responsabilidades de uma gestão que foi “ruinosa” e um “desastre”, disse José Luís Ferreira. Na reação partidária, o deputado d’Os Verdes sustentou que “não é preciso fazer muito esforço para perceber que a gestão da TAP foi ruinosa para o país”.

“Uma auditoria só ia confirmar o que já sabemos, que a gestão foi um desastre”, referiu José Luís Ferreira, acrescentando que uma auditoria “visa apurar responsabilidades que possam haver durante estes anos” em que a TAP apresentou maus resultados.

Em declarações à imprensa, José Luís Ferreira afirmou que o lançamento de algumas rotas da TAP foi feito “sem ter em conta o interesse público” e que “apenas se preocupou com as vantagens para a empresa” que está desligada e que virou costas “a qualquer contributo para o lançamento da economia perante a fase que estamos a viver” com a pandemia da Covid-19.

Relativamente ao reforço de capital público por parte do Estado, o deputado do PEV defende que este aumento de capital deve ser “refletido ao nível do peso da gestão do Estado nesta importante empresa, que é estratégica e muito importante para o desenvolvimento do país”. Assim, José Luís Ferreira apontou é preciso uma gestão pública “numa empresa tão importante como a TAP”.

No entanto, a solução encontrada pelo Estado, em conjunto com os acionistas privados, “ficou aquém” para o partido, que entende “que o capital privado não deve fazer parte da equação e solução para os problemas da TAP” e que o partido pretende o “controlo público sobre a TAP, considerando que o capital privado não faz parte da equação” para a gestão da empresa.

Com o investimento do Estado, que fica com 72,5% da transportadora aérea portuguesa após a saída de David Neeleman por 55 milhões de euros, Humberto Pedrosa, dono da Barraqueiro, é o único acionista privado da TAP que se mantém.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.