[weglot_switcher]

PIB desacelera para 2,1% no terceiro trimestre

Segundo os dados divulgados esta sexta-feira pelo INE, o Produto Interno Bruto foi de menos 0,3 pontos percentuais que no trimestre anterior.
30 Novembro 2018, 11h03

O Produto Interno Bruto (PIB) desacelerou para 2,1% no terceiro trimestre de 2018. Segundo os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que confirmam a estimativa rápida publicada há cerca de duas semanas, o PIB foi de mais 0,3% em termos reais, quando comparado com o trimestre homólogo, e de menos 0,3 pontos percentuais comparativamente aos três meses anteriores.

“A procura interna registou um contributo menos positivo, em resultado da desaceleração do consumo privado. A procura externa líquida apresentou um contributo negativo ligeiramente menos intenso que o observado nos dois trimestres anteriores, tendo as exportações e importações de bens e serviços desacelerado”, refere o relatório divulgado pelo organismo de estatística nacional esta manhã.

Neste período de análise, o emprego para o conjunto dos ramos de atividade da economia, corrigido de sazonalidade, registou um crescimento homólogo de 2,1%, o que corresponde a 0,1 pontos percentuais inferiores à taxa observada no trimestre anterior. O acréscimo sentiu-se igualmente no emprego remunerado (igualmente corrigido de sazonalidade) aumentou 2,5%, em termos homólogos, desacelerando em relação ao trimestre anterior (3,3%).

“As exportações de Bens e Serviços em volume registaram um crescimento menos intenso no terceiro trimestre, passando de uma variação homóloga de 7,1%, no 2º trimestre, para 3,1%. As exportações de bens aumentaram 3,6%, menos 3,7 1 pontos percentuais que no trimestre anterior, e as exportações de serviços apresentaram uma variação homóloga de 1,6% (6,4% no 2º trimestre)”, assinala ainda o INE.

Segundo a estimativa média dos economistas consultados este mês pelo Jornal Económico – entre os quais João Duque, presidente do ISEG, e José Maria Brandão de Brito, economista-chefe do Millennium bcp -, a economia portuguesa cresceu abaixo do esperado, uma vez que antecipavam uma subida 2,2%, em termos homólogos, no terceiro trimestre do ano. A Caixa Económica Montepio Geral e o Núcleo de Estudos de Conjuntura da Economia Portuguesa (NECEP) da Universidade Católica previam mesmo uma expansão de 2,4%.

https://twitter.com/pt_INE/status/1068460716762558466

Notícia atualizada

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.