Pintura de Magritte vendida por recorde histórico de 23,8 milhões de euros

“Le principe du plaisir” destronou assim “La corde sensible”, vendido em fevereiro do ano passado, em Londres, por 14,4 milhões de libras (16,5 milhões de euros).

Uma pintura de René Magritte foi vendida na segunda-feira, num leilão em Nova Iorque, por 26,8 milhões de dólares (23,8 milhões de euros), tornando-se a obra mais cara de sempre do pintor belga.

“Le principe du plaisir” destronou assim “La corde sensible”, vendido em fevereiro do ano passado, em Londres, por 14,4 milhões de libras (16,5 milhões de euros).

O valor ultrapassou as estimativas da leiloeira Sotheby’s, entre os 15 e os 20 milhões de dólares. Ao todo, sete diferentes colecionadores fizeram ofertas.

Várias obras também excederam o seu valor estimado, como “Improvisation auf mahagoni”, do pintor russo Vassily Kandinsky, que recebeu 24,2 milhões de dólares, enquanto a Sotheby’s estimava que seria vendido entre 15 e 20 milhões de dólares.

Um dos destaques no leilão, uma pintura de Marsden Hartley, considerada um dos primeiros trabalhos totalmente abstratos na história da arte norte-americana, não encontrou comprador.

No domingo, “Garden Corner with Butterflies”, de Vincent Van Gogh, estimado em 40 milhões de dólares, também permaneceu nos braços do proprietário, no final de um leilão da Christie’s dedicado ao Impressionismo e à Arte Moderna.

As vendas continuam até quinta-feira à noite.

Ler mais
Relacionadas

Obra de arte autodestrói-se depois de ser vendida em leilão por 1,2 milhões de euros

‘Girls with balloon’, do artista inglês conhecido como Banksy, foi desfeita por uma destruidora de papel, ativada assim que o martelo assinalou a venda.

Pintura de Pires de Évora cedida por colecionadores ao Museu de Arte Antiga

O quadro foi adquirido pelo Estado, num leilão, em Nova Iorque, em fevereiro, por 280 mil euros, tornando-se a primeira obra deste artista a entrar na coleção daquela entidade, e foi colocada na mesma sala dos Painéis de São Vicente, atribuídos a Nuno Gonçalves.
Recomendadas

António Lobo Antunes apresenta “José Cardoso Pires e o leitor desassossegado”

Nesta obra, o autor demonstra que a bibliografia de José Cardoso Pires não contém ingredientes de policiais ‘à americana’, e que, nos títulos do escritor português de “O Delfim” e “Balada da Praia dos Cães”, o leitor “é convidado a entrar na investigação”.

“Se puder impedir o meu filho de ser gay eu faço-o”. Kevin Hart desiste de apresentar Óscares após críticas

O ator e comediante desistiu de apresentar a cerimónia dos Óscares de 2019 devido ao coro de críticas nas últimas horas sobre afirmações do norte-americano que têm mais de sete anos, consideradas ofensivas pela comunidade homossexual.

Estes foram os vídeos mais vistos no Youtube em 2018

Este é o Top 10 dos vídeos mais populares do Youtube. As listas finais foram elaboradas pelo YouTube tendo em conta o “número e tempo médio de visualizações, comentários, gostos e partilhas”. No ranking de vídeos mais populares em Portugal estão dois YouTubers portugueses e a atuação de Cláudia Pascoal.
Comentários