[weglot_switcher]

PJ aponta para 9.570 kg de cocaína apreendida no Porto da Praia

As autoridades policiais cabo-verdianas referem ainda que, na sequência da operação, foram detidos 11 cidadãos, todos de nacionalidade russa. A operação contou com o apoio da Polícia Judiciária portuguesa.
1 Fevereiro 2019, 13h56

Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) cabo-verdiana avança que a cocaína apreendida esta sexta-feira a bordo do navio de bandeira do Panamá pesa 9.570 quilogramas (kg). As autoridades policiais referem ainda que, na sequência da operação, foram detidos 11 cidadãos, todos de nacionalidade russa, que deverão ser apresentados aos oficiais de justiça competentes, para validação das detenções e aplicação das medidas de coação.

Na nota da PJ lê-se que “o cargueiro, oriundo da América do Sul, tinha como porto de destino Tanger, em Marrocos, e que este fez uma escala no Porto da Praia, para cumprir os procedimentos legais relacionados com a morte, a bordo, de um dos tripulantes”.

A PJ adianta ainda que estava na posse de informações de que se tratava de uma embarcação suspeita que transportava uma quantidade indeterminada de estupefacientes, numa operação desenvolvida no âmbito de um processo de instrução resultante da troca de informação operacional com o MAOC-N (Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics), com sede em Lisboa.

Para a operação de busca, descarga, acondicionamento, transporte e guarda do produto apreendido, a PJ cabo-verdiana refere, no comunicado, que contou com a “cooperação e suporte técnico” da PJ portuguesa, francesa, bem como da habitual colaboração das forças de segurança nacionais, designadamente, as Forças Armadas, Policia Marítima, e, ainda, a Enapo e o Porto da Praia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.