[weglot_switcher]

PJ detém português suspeito de colaborar com o Estado Islâmico

O suspeito estava radicado no Reino Unido, de onde prestava apoio a combatentes da organização terrorista conhecida como Daesh.
  • Cristina Bernardo
17 Junho 2019, 19h42

A Polícia Judiciária (PJ) deteve esta segunda-feira um cidadão português por suspeitas de colaboração com o Estado Islâmico e de apoio a combatentes da organização terrorista conhecida como Daesh. O arguido estava radicado no Reino Unido há vários anos, de onde apoiava e facilitava o movimento de outros nacionais para os territórios do Iraque e do norte da Síria.

Em comunicado conjunto, a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a PJ esclareceram que a investigação ainda prossegue e circunscreve-se “essencialmente aos residentes em território nacional dada a relevância processual penal em termos de competências, sendo os casos dos outros nacionais da diáspora tratados diferentemente e em sede própria”.

O Ministério Público e as autoridades policiais referem ainda que este cidadão foi hoje presente a tribunal, para interrogatório judicial, tendo sido decretada a medida de coação de prisão preventiva. “A ação policial ocorreu na madrugada de 16 de junho [domingo], efetuando-se em conformidade uma busca domiciliária à residência onde o mesmo se encontrava”, explica a PGR e PJ, na mesma nota, divulgada ao final desta tarde.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.