[weglot_switcher]

‘Plague Inc’. Jogo de vídeo rende milhões na China à boleia do ‘coronavírus’

Videojogo ‘Plague Inc’, cujo objetivo final é contaminar o globo através de epidemias, está a fazer furor. Já é o videojogo (pago) mais descarregado na China, graças à propagação do coronavírus.
  • Adi Constantin on Unsplash
23 Janeiro 2020, 17h10

O jogo existe há oito anos e consiste na contaminação à escala global através de várias epidemias, onde o grande objetivo é infetar toda a população mundial. Com o ‘coronavírus’ a espalhar o pânico na China, a popularidade do videojogo aumentou, significativamente, ocupando agora a primeira posição no top de jogos (pagos) mais descarregados, segundo a BBC.

Da autoria da empresa britânica Ndemic Creations, o ‘Plague Inc’ simula epidemias à escala global, cabendo ao jogador “evoluir” o vírus para o fortalecer e, através da personalização da sua genética, aumentar o seu poder de contágio e, consequentemente, contaminar o maior número de países possível.

Não é a primeira vez que o ‘Plague Inc’ tem um aumento, repentino, de popularidade. Em 2014, o vírus ébola foi responsável por um elevado número de mortes no continente africano, e com apenas dois anos de vida, o videojogo verificou um aumento, significativo, de popularidade à semelhança do que acontece agora com o coronavírus.

Segunda a produtora, o jogo já foi descarregado mais de 120 milhões de vezes, mas admite que a popularidade que o videojogo está a ter na China, poderá duplicar este número “numa questão de dias”.

A Ndemic Creation também tem recebido vários pedidos de informação por parte dos jogadores, que têm sido reencaminhados para o site da Organização Mundial de Saúde.

O coronavírus já matou 25 pessoas em território chinês e, segundo a BBC, estima-se que já tenha infetado mais de 600 pessoas, colocando três cidades em quarentena.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.