[weglot_switcher]

Planeie os gastos com cuidado durante este período festivo

A DECO aconselha um planeamento cuidado dos gastos durante este período festivo, de forma a promover uma gestão ajustada do orçamento disponível e, acima de tudo, prevenir situações de endividamento excessivo.
30 Novembro 2018, 09h15

Durante a época festiva do Natal, os apelos ao consumo intensificam-se e os consumidores encontram-se mais vulneráveis à persuasão das estratégias de publicidade, sendo mais frequentes os comportamentos de compra impulsivos e irrefletidos.

É bem nesta altura que se recebe o ambicionado subsídio de Natal que, para a maioria das famílias, sustenta as compras especiais das Festas. Seja para comprar presentes, consumo que domina as despesas da época, ou para a alimentação e bebidas, o subsídio acaba por desaparecer num ápice.

Porém, destinar uma parte do subsídio de Natal à poupança é sempre uma excelente ideia para toda família, pois poderá fazer face a imprevistos e/ ou investimentos. Começar um plano de poupança ou um simples mealheiro para os mais pequenos também poderá ser um excelente presente.

O contexto atual de otimismo e o maior incentivo generalizado de recurso ao crédito, que se tem manifestado por superiores índices de concessão de crédito ao consumo e mesmo de crédito à habitação, exigem cuidados acrescidos por parte de todos os consumidores.

Continuamos a aconselhar um planeamento cuidado dos gastos durante este período festivo, de forma a promover uma gestão ajustada do orçamento disponível e, acima de tudo, prevenir situações de endividamento excessivo.

Não se esqueça destes passos básicos:

a) Elaboração do Orçamento Mensal:

O planeamento financeiro que permite assegurar uma gestão eficaz dos rendimentos disponíveis, identificando qual o saldo disponível após o pagamento de todos os encargos mensais obrigatório. Ou seja, o saldo disponível para a realização de gastos extras, como são estes gastos natalícios.

b) Elaboração do Orçamento Natalício:

O planeamento dos gastos com presentes, alimentação, decoração, e outros consumos. Este planeamento permite fugir a compras de última hora e por impulso, promovendo inclusivamente a comparação de preços e opções disponíveis.

Com uma gestão mais eficaz do orçamento disponível, as famílias poderão prevenir o endividamento excessivo, evitando problemas de instabilidade financeira no início de 2019.

Informe-se aqui.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.