Planet partners

Na corrida pela sustentabilidade, todos os pormenores contam. Porque há pequenos gestos que fazem a diferença, a sobrevivência do Planeta está nas suas mãos.

Por um Mundo melhor.

Este poderá vir a ser o argumento perfeito para cada uma das suas decisões do dia-a-dia. E a vida da sua empresa não é excepção! A esperança na Natureza obriga à alteração de hábitos antigos, gestos simples que serão fundamentais para reduzir a pegada ecológica e ao alcance de todos. Atitudes sustentáveis cujo objectivo é provocar o menor dano possível no meio ambiente e em toda a biosfera. A consciência para as questões ambientais obriga a que uma boa utilização das matérias-primas e de recursos naturais sejam assegurados, aproveitados e reaproveitados. Tendo sido utilizado pela primeira vez em Estocolmo, na Suécia, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em 1972, nunca como agora a palavra sustentabilidade foi tão utilizada. Deriva do latim sustentare, que significa sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar e/ou cuidar. Cuidar do Mundo é preciso, um conceito que está relacionado com todos os aspectos da vida humana, e que assegura a própria continuidade da vida no Planeta.

A inteligência ao serviço do ambiente: o futuro é circular

O conceito de economia circular assenta na circulação de recursos. A ideia é que os resíduos de uma indústria sirvam para produzir matéria-prima reciclada, seja de outra indústria ou para a própria. Este é um modelo que pretende desenvolver produtos tendo em mente um reaproveitamento que mantenha os materiais no ciclo produtivo. Uma das bases que sustenta a economia circular é o facto dos  produtos e serviços terem origem na Natureza e que, no final da sua vida útil, regressam a Ela através de resíduos ou através de outras formas, que pressuponham menos impacto ambiental. O objectivo? Preservar e melhorar o capital natural, optimizar a produção de recursos e minimizar riscos sistémicos. Desta forma, torna-se mais fácil gerir o não-renovável. O objectivo é claro e urgente: acabar com ineficiências, ao longo do ciclo de vida do produto, desde a extracção das matérias-primas até à sua utilização. Optando por uma gestão mais eficiente dos recursos naturais, é possível minimizar ou erradicar a criação de resíduos, prolongando, ao máximo, a vida útil e o valor do produto. A economia circular assenta em cinco princípios fundamentais: a preservação e o aumento do capital natural, a optimização da produção de recursos, o fecho dos ciclos, o fomento da eficácia do sistema e a promoção de um novo paradigma social.

Qualidade, fiabilidade, poupança e sustentabilidade: da primeira à última gota

Assumindo um compromisso que a acompanha desde o início da sua actividade, a HP é um bom exemplo de que a consciência empresarial é hoje, mais do que uma realidade, uma realidade. No que respeita à relação com o cliente, a HP que faz dela uma extensão da sua própria existência. A juntar à fiabilidade, qualidade e poupança de todos os dias, optar por um consumível HP traz-lhe hoje mais um compromisso… A importância de confiar no tinteiro da sua impressora, optando pelos consumíveis  HP Originais poderá evitar reimpressões dispendiosas e garantir desempenho e qualidade ímpares. Porque o valor de um trabalho de qualidade não tem preço, há ocasiões em que não há tempo para segundas oportunidades. Quanto melhor for a qualidade da sua impressão, maior será a segurança no trabalho que apresentar, para além da poupança inerente: quando existe um volume de impressão elevado, a HP garante-lhe um custo por página mais baixo. Para além disso, os conjuntos de vários tinteiros oferecem a melhor relação custo-benefício e conveniência para impressoras de uso frequente. Desde os packs de cores até aos packs XL, passando ainda pelas promoções como os cashbacks. Tudo formas de agilizar custos e rentabilizar despesas.

Conhecimento e consciência na importância dos pequenos gestos

A pensar nisso, a HP criou o programa HP Planet Partners. Como a exigência do Mundo é cada vez maior, tanto no que respeita a particulares, como de empresas. Este é um exemplo feliz de como é possível encontrar a parceria perfeita entre o tecido empresarial e o ambiente. No caso de ter uma pequena ou média empresa, as vantagens em ser parceiro ainda são maiores: é gratuito (o material para devolução que pediu é pago pela HP), fácil (os recursos estão todos disponíveis online) e apresenta um verdadeiro compromisso com o ambiente. Com a HP, a adopção à economia circular é uma realidade assumida: utiliza apenas o seu processo de reciclagem de “circuito fechado” e recicla todos os cartuchos devolvidos através de processos com certificação ISSO 14001. A HP garante que não envia nenhum tinteiro para os aterros, e que o plástico recuperado no processo é utilizado para fabricar novos tinteiros HP Originais com a mesma qualidade de sempre. As empresas envolvidas, receberão ainda um Certificado Ambiental e terão a garantia de que o reaproveitamento dos consumíveis, no caso da HP, veio para ficar. Porque o Planeta merece, e nós também.

Mais informações, aqui.

 

 

Este conteúdo foi produzido em colaboração com a HP.

Ler mais
Recomendadas

Ucrânia e FMI chegam a acordo para empréstimo de cinco mil milhões de euros

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, anunciou que a organização financeira alcançou um acordo com as autoridades da Ucrânia para um empréstimo de cinco mil milhões de euros em três anos.

Nobel da Economia 2019: “Antes viam-nos como palhaços e agora temos o Prémio Nobel”

Os três laureados com o Nobel da Economia de 2019 começaram, há 15 anos, a aplicar um enfoque diferente na luta contra a pobreza, mas antes da atribuição do prémio eram vistos como “palhaços”, afirmou hoje a especialista distinguida.

Portugal ratifica convenção sobre o trabalho na pesca

Entre os propósitos da Convenção está garantir que os navios de pesca proporcionam condições de vida dignas aos pescadores a bordo. Portugal tem atualmente cerca de 16.164 pescadores registados.
Comentários